quase proporcionalmente. Há retrocesso no distrito de Viana do Castelo e pequenos progressos em outros. O mais acentuado foi no distrito de Santarém.

O total da contribuição industrial liquidada e adicionais subiu de 805 714 contos em 1955 para 875 923 contos, e a capitação por contribuinte também melhorou de 1.867$ para 2.004$ no continente e ilhas.

Adicionais à contribuição industrial A fim de comparar as duas contribuições industrial e predial, em matéria de adicionais, publica-se a seguir um quadro que as inscreve, com os respectivos destinos:

Nota-se serem sensivelmente iguais as cifras do conjunto, o que, até certo ponto, surpreende, dadas as diferenças entre os quantitativos das duas. Aumentou o número de colectas e de contribuintes dos produtores de imposto profissional, tanto nos empregados por conta de outrem como nas profissões liberais. Deste facto derivou um aumento apreciável no imposto profissional liquidado em 1956.

O acréscimo no número de contribuintes das profissões liberais foi bastante grande em comparação com os anos anteriores, atingindo em 1956 cerca de 14 129, que se comparam apenas com 6289 em 1938 e 13 562 em 1955. Este facto proveio de maior número de contribuintes em todas as profissões, como se verifica adiante.

Assim, não admira que a verba liquidada e cobrada fosse sensivelmente maior em 1956.

As cobranças por força da verba principal e o número de contribuintes e colectas constam do quadro seguinte: Consideremos em primeiro lugar as colectas de empregados por conta de outrem e vejamos a base do imposto formada por salários, vencimentos, gratificações e percentagens. O aumento em relação a 1955 foi grande -mais de 200 000 contos- e reflectiu-se no imposto liquidado.

No quadro a seguir dão-se as cifras para a base do imposto e o próprio imposto:

Tudo aumentou: os salários, os vencimentos, as gratificações e as percentagens. Mas o que na verdade tem mais significado são os salários e vencimentos, que, somados, em 1956 atingiram 3 669 000 contos. Se se adicionarem percentagens e gratificações obtêm-se perto de 4 milhões de contos.

Ainda há salários e vencimentos que escapam ao imposto.

Por isso pode afoitamente dizer-se que a cifra poderia ser superior a essa importância.

Não valerá talvez a pena indicar a distribuição geográfica dos salários e gratificações. Ver-se-ia que Lisboa ocupa um lugar destacado. É lógico corolário do que se afirmou no caso da contribuição industrial.

Profissões liberais Aumentou o número de contribuintes, que atingiu 14 129, contra 13 562 em 1955.

Dá-se a seguir nota do número de contribuintes distribuídos por profissões liberais e o número de colectas de empregados por conta de outrem.

Observa-se a predominância de médicos (4135), professores de ensino secundário (2430), advogados (1731) e engenheiros (1436). Cerca de 44 por cento do im-