ultimamente, há-de requerer bem maiores importações de máquinas e outras mercadorias.

Em parte o agravamento da balança de comércio de Moçambique em 1$56 foi devido a essas importações.

Presume-se que se acentue nos próximos anos o movimento de exportação e que as obras recentemente concluídas induzam a uma intensificação de iniciativas tendentes a valorizar muitos recursos internos.

Á importância do café e da cortiça O café e a cortiça formaram o maior valor das exportações. Ambos atingiram mais de 3 milhões de contos em 1950, ou cerca de 30 por cento do total das exportações da comunidade, como se nota no quadro a seguir:

Com o declínio dos valores da cortiça e o desenvolvimento da exportação de outros produtos, a sua influência no conjunto tende a diminuir, apesar de melhorias consideráveis na exportação do café, sobretudo de Angola.

Deve-se ter sempre presente no espírito que os preços do cale oscilam apreciavelmente e, embora os de Angola encontrem colocação razoável na América, a concorrência de outros territórios africanos está a intensificar-se.

Por outro lado, não pode deixar de se ter em conta que a formação do mercado comum europeu é susceptível de produzir alterações substanciais no comércio externo de África.

Outros impostos indirectos Os outros impostos indirectos constam do quadro que segue, em coutos:

(a) Não inclui 15 contos do antigo imposto de transacções.

Apenas baixou em 1956 o imposto por estampilhas. O decréscimo foi de cerca de 2580 contos.

Receitas totais dos impostos indirectos Se considerarmos englobadas todas as rubricas de selo numa única, podemos considerar os impostos indirectos do modo que segue: Neste capítulo tem lugar certo número de indústrias de características especiais sujeitas a fiscalização e a regime tributário especial.

Em 1956 foi atingida a receita máxima, computada em escudos do ano.

A evolução do imposto foi gradual desde 1938. No fim da guerra o índice de aumento na base de 100 no ano anterior à guerra era de apenas 235. De então para cá a subida ainda foi mais lenta, porque em 1956 o número-índice na mesma base se arredondava em 457, apesar do salto brusco entre 1955 e 1956.

As indústrias mais salientes do ponto de vista da produção de imposto são a dos tabacos, a da pesca e a da camionagem, esta última tini franco desenvolvimento.