Em 1955 importaram-se 5249 t de tabacos, No valor de 113 997 contos, e destes vieram apenas 5100 das províncias ultramarinas, bastante menos do que da Grécia, para não falar nos Estados Unidos, que exportaram para Portugal perto de 88 000.

Em 1956 a importação para consumo da metrópole foi a seguinte, em toneladas e valor em contos:

Aumentaram tanto a tonelagem como o valor do tabaco importado, e Angola e Moçambique comparticiparam, numa importação de 5383 t, apenas com 261 t.

O vício da importação do estrangeiro manteve-se. Considere-se que o tabaco é uma cultura altamente colonizadora, já conhecida nas duas grandes províncias ultramarinas.

O seu desenvolvimento, além de concorrer para melhor equilíbrio do comércio externo da comunidade portuguesa, tem a vantagem de estimular a fixação do indivíduos da metrópole em terrenos de fraca densidade demográfica.

É preciso, assim, remover os obstáculos que se opõem ao desenvolvimento da cultura do tabaco, por melhor organização e maiores importações metropolitanas.

Camionagem O imposto sobre a camionagem atingiu este ano 05 500 contos, mais 7892 do que em 1955. O seu desenvolvimento tem sido grande, sobretudo a partir de 1954.

Neste ano pouco ultrapassava os 50 000 contos. Há duas verbas a considerar no imposto: o de camionagem e o de compensação. Parece tornar-se necessário unificá-los, de modo a simplificar a cobrança.

As verbas líquidas na camionagem, incluindo as relativas ao Fundo Especial de Transportes Terrestres, foram nos últimos anos as seguintes:

Outros impostos De uma maneira geral, iodos os serviços que produzem taxas melhoraram os seus quantitativos em relação a 1955.

O aumento em 1956 foi, assim, bastante apreciável, ou 22 687 contos, num total de 381 505, que é o mais alto atingido neste capítulo orçamental.

Apenas se verificam menores taxas nos serviços da marinha mercante, nos serviços militares e «as multa», mas o único decréscimo de certa importância deu-se nos serviços da marinha mercante.

Serviços administrativos O aumento do quantitativo das taxas nestes serviços foi de 11 239 contos e recaiu em grande número das rubricas que o constituem. No quadro a seguir discriminam-se os resultados dos principais serviços: