Se se examinarem em pormenor as verbas que correspondem às diversas rubricas e se se compararem com o ano anterior, verificam-se diferenças substanciais.

Nas percentagens sobre as receitas das taxas adicionais sobre licenças dos municípios o aumento foi superior a 2600 contos, o que é importante numa receita total de 29 285.

Nas receitas .cobradas nos termos do Código da Estrada o aumento também foi apreciável. Muitas das outras rubricas acusam acréscimos, mas houve também algumas diminuições de certa importância, como em emolumentos.

Serviços alfandegários Nestes serviços o aumento de receita foi de 5863 contos. Tudo proveio dos emolumentos alfandegários, como se verifica no quadro a seguir:

A subida nas taxas das alfândegas foi devida ao acréscimo nas importações. Quase todas as rubricas aumentaram, além da mencionada. A de maior interesse foi a que se refere a taxas do tráfego.

Serviços da marinha mercante O imposto sobre passagens marítimas continua a decrescer bastante, consequência de menor emigração. No entanto, as receitas de taxas nos serviços da marinha mercante só diminuíram cerca de 2685 contos, devido, sobretudo, à maior valia do imposto do comércio marítimo, que atingiu 12 316 contos, como se verifica nos números seguintes.

O imposto sobre passagens marítimas sofreu a menor valia de perto de 4544 contos. Continuam a melhorar bastante as taxas destes serviços, que já se avizinham de 32 000 contos. Foram cobrados mais 3096 contos do que em 1955. As propinas dos liceus e Universidades são a principal origem das taxas dos serviços de instrução. As receitas dos museus elevaram-se a 207 contos. Haviam sido orçamentados 160. O aumento de 3112 coutos nestes serviços deve-se em grande parte aos impostos de justiça cível e crime e multas criminais, mas outras rubricas também melhoraram a sua receita, como pode ler-se no quadro a seguir:

O Arquivo de Identificação aumentou as suas receitas em perto de 1000 contos. As receitas que mais interessam ao Tesouro, neste grande capítulo das receitas, são as que respeitam às participações em lucros, que aumentaram cerca de 23 567 contos em 1956.

As do domínio privado são utilizadas quase integralmente nos próprios serviços e têm, por isso, contrapartida nas despesas.

As receitas do domínio privado foram avolumadas nos últimos anos por diversas razoes. Em primeiro lugar aumentaram as receitas ordinárias do porto de Lisboa