e dos do Douro e Leixões; e, em segundo lugar, novos serviços se criaram com receitas contabilizadas neste capítulo, como as dos aeroportos, entre os quais se destaca o de Lisboa e o de Santa Maria.

O exame das receitas e despesas dos organismos do Estado com receitas próprias inscritas neste capítulo mostra a persistência de saldos negativos. E, embora haja que fazer qualificações no exame dos números, convém esclarecer que não existe contabilidade industrial nalguns deles que permita completo juízo sobre o seu funcionamento, sendo, por isso, conveniente a criação da referida contabilidade.

No quadro a seguir discriminam-se as receitas do domínio privado e as participações em lucros:

(a) Nas contas dos anos de 1945 e 1948 figurara como «Participação de lucros», com as importâncias, respectivamente, de 240 e 484 contos.

Alguns dos organismos com receitas contabilizadas neste capítulo são estudados individualmente adiante, quando se examinarem as despesas, como os portos de Lisboa e Douro-Leixões, a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência e os correios, telégrafos e telefones. Far-se-á, pois, neste lugar, apenas uma referência passageira. No quadro a seguir dá-se a receita e despesa ordinária e extraordinária dos portos e aeroportos:

Quase todos os aeroportos são deficitários. A despesa ordinária no de Lisboa subiu para 8500 contos. O Aeroporto de Santa Maria teve um deficit apreciável.

Explorações do Estado Publica-se, para melhor elucidação do modo de vida das explorações do Estado, o seguinte quadro, que dá o deficit das suas explorações:

(a) Não inclui a importância de 6499 contos proveniente do «Reembolso do custo de metais para amoedar».

Participação de lucros Quase todas as participações em lucros de organismos em que o Estado comparticipa indicam melhorias, sendo mais relevante, além de diversos, a das lotarias, correios, telégrafos e telefones e Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência. Em diversos inclui-se, com 10 400 contos, a Sociedade Anónima Concessionária da Refinação de Petróleos em Portugal (Sacor).