melhor método de exame da evolução da estrutura administrativa e de verificar as faltas que porventura derivem de insuficiências burocráticas.

Publica-se a seguir um quadro que dá as despesas ordinárias dos diversos departamentos do Estado em 1938, com os aumentos de 1956 em relação a 1955:

Tirando a Presidência do Conselho, foi ainda no Ministério do Interior onde se deu maior aumento de despesa, que, tendo sido de quase 79 000 contos em 1955, ainda atingiu 55 355 em 1956. Adiante se procurará a razão deste apreciável acréscimo nos dois últimos anos. Vêm a seguir os Ministérios das Comunicações, com 51 830 contos, e o das Obras Públicas.

Neste último, a tendência é para maiores despesas, sobretudo de pessoal, porque certos organismos está o insuficientemente dotados, e os serviços ressentem-se.

Também há tendência para maiores despesas no Ministério da Educação Nacional, por motivos idênticos, no ensino primário e superior, principalmente.

O aumento importante na Presidência do Conselho deve-se, em parte, ao Secretariado da Propaganda e Turismo, que administra certos fundos. Adiante se examinarão as suas contas.

Índices de aumento No quadro seguinte calcularam-se os índices do aumento da despesa ordinária nos diversos departamentos do Estado referidos a 1938 = 100:

Nota-se o contínuo aumento dos encargos gerais que contêm as classes inactivas e a Presidência do Conselho, com os serviços que pouco a pouco para lá têm sido transferidos.

Entre os Ministérios com índice elevado estão os da Economia, do Interior, da Justiça e dos Negócios Estrangeiros, que se aproximam ou ultrapassam a casa dos 400 contos.

As verbas em conjunto Dão-se no quadro seguinte as dotações utilizadas por cada departamento público, agrupadas por Ministérios, encargos gerais e dívida pública:

O quadro deixou de ter o significado de anos anteriores, devido à transferência para a Presidência do Conselho da despesa que pertencia-a outros Ministérios, como o da Defesa Nacional.

No entanto, dá uma ideia da repartição do conjunto da despesa ordinária.