As indústrias transformadores, com 957 719 contos, preenchem cerca de 90 por cento do crédito concedido. As verbas mais importantes são:

Têxteis ....

Electricidade ....

Químicas ....

Metais ....

Papel ....

Uma parte importante dos financiamentos da indústria da electricidade realiza-se através da aquisição de títulos e nos serviços privativos.

Neste aspecto os serviços privativos da Caixa Geral do Depósitos, Crédito e Previdência tomaram firme as quotas-partes que lhes foram destinadas na série de emissões de acções e obrigações relacionadas com o financiamento do Plano de Fomento, em colaboração com bancos e outros estabelecimentos de crédito.

Por outro lado, foi prestado o auxílio ocasional a diversas empresas, no que «e refere a financiamentos indispensáveis ao prosseguimento de obras até ao momento propício para lançamento de emissões.

Quanto às restantes rubricas, elas falam de per si e não há necessidade de maiores explicações.

Deve dizer-se por fim que as cifras representam saldos e não o total das responsabilidades, dado que há créditos sob a forma de conta corrente que não se encontram esgotados.

Pedidos de crédito e autorizações Os pedidos de crédito têm sido atendidos em porcentagens variáveis, conforme o fim a que se destinam e as condições em que se apresentam. Já se explicaram, em termos gerais, os critérios que devem ser seguidos em matéria tão delicada e os inconvenientes em perpetuar a existência de organismos ineficientes.

Um exame das cifras revela, porém, alta percentagem de autorizações. O quadro seguinte mostra o quantitativo dos pedidos e as autorizações, assim como a percentagem:

Designação

Produção agrícola ....

Total ....

As cifras indicam como utilização as percentagens de 88, 94 e 80, respectivamente em 1954; 1955 e 1956. Considerando apenas o crédito industrial, a percentagem de utilização naqueles anos foi, respectivamente, de 58,3, 85,7 e 55. A disparidade nas percentagens nos diversos anos tem várias causas. O exame minucioso de cada processo mostra que em 1956 houve repetição de pedidos que não cabiam no âmbito das normas da Caixa Nacional de Crédito ou não preenchiam condições inerentes à concessão. Aliás, a eficiência do crédito não se mede pela percentagem do que se autoriza em relação ao que se pede. Os fundos de reserva da Caixa Nacional de Crédito atingiram 241 433 contos, assim divididos:

Crédito Agrícola Mútuo ....

Fundo especial ....

Total .... A Caixa Nacional de Previdência, constituída pela Caixa Geral de Aposentações e Montepio dos Servidores do Estado, obtém a sua receita de subsídios do Estado, de quotas e de rendimentos próprios.

Os subsídios do Estado elevaram-se a 285 285 contos na Caixa Geral de Aposentações e a 42 000 contos no Montepio dos Servidores do Estado.

Há, além disso, a acrescer subsídios a pensões, inscritos na Conta Geral do Estado, mas pagos através da Caixa. No conjunto, as receitas de subsídios para pensões de reforma foram:

Funcionalismo civil e forças armadas ....

Invalidez ....

Total ....

Caixa Geral de Aposentações As receitas totais deste organismo elevaram-se a 443 335 contos, dos quais um pouco mais de 64 por cento provieram de subsídios ao Estado.

As despesas subiram a 409 430 contos. O número de aposentados, por classes, distribui-se como segue:

Militares ....

Total ....

Inscreveram-se mais 948 funcionários civis e 207 militares e diminuíram 14 reintegrados em relação a 1955. O total de 36 822 neste ano passou para 37 963 em 1956.