Os maiores aumentos em 1956 deram-se nos serviços de abastecimento, em navios e material flutuante, no Arsenal do Alfeite e na rubrica a Oficiais da corporação da Armada». No resto houve aumento em quase todas as rubricas, mais acentuado na referente ao Corpo de Marinheiros.

Nas diminuições há a considerar o caso da marinha mercante e da comissão de pescarias, com uma baixa de quase 8000 contos.

Despesas extraordinárias Os 33 402 contos de despesas extraordinárias foram utilizados do modo que segue:

Manutenção de navios no ultramar ....

No continente ....

Nas ilhas adjacentes ....

Total ....

Os 1900 contos a menos em 1956 provieram de menores verbas nos gastos da manutenção de navios no ultramar e nos serviços de farolagem. Ao apreciar o desenvolvimento das despesas- ordinárias deste Ministério, que foi grande no período pós-guerra, deve ter-se em conta certo número de circunstâncias derivadas da intensificação das relações internacionais durante este período. Também ùltimamente se tem procedido à instalação das missões portuguesas no estrangeiro, o que tem ocasionado todos os anos o consumo de verbas de relativa importância.

Por outro lado, alguns organismos que dele dependiam, como as Casas de Portugal, foram transferidos para a Presidência do Conselho.

Ainda aumentaram as despesas deste Ministério, que atingiram 126 205 contos, mais 94 942 contos do que em 1938, e superiores em 16 830 contos às do exercício de 1955.

O grande acréscimo deu-se na Direcção-Geral dos Negócios Políticos e da Administração Interna, que acusa a despesa de 82 441 contos.

As restantes rubricas mantiveram os gastos de 1955, com aumentos que não atingiram 1000 contos nos serviços centrais e 500 contos nos negócios económicos e consulares.

Designação

Negócios económicos e consulares ....

Emolumentos ....

Total ....

Abono de família ....

Anos económicos findos ....

Total geral .... A despesa não se afastou sensivelmente do nível dos anos anteriores no pessoal e em material e subiu de 818 contos nos encargos, principalmente nos que se referem a organizações internacionais. Estes somaram 5438 contos, um pouco menos do que em 1955. Indica-se a seguir a discriminação da despesa dos serviços centrais:

Designação

Total .... Os serviços internos gastaram 17 567 contos. Mais de metade pertencem a subsídios e quotas, como se nota no quadro a seguir:

Designação

Correios e telégrafos ....

Subsídios e quotas ....

Total ....