Os maiores aumentos em 1956 deram-se nos serviços de abastecimento, em navios e material flutuante, no Arsenal do Alfeite e na rubrica a Oficiais da corporação da Armada». No resto houve aumento em quase todas as rubricas, mais acentuado na referente ao Corpo de Marinheiros.
Nas diminuições há a considerar o caso da marinha mercante e da comissão de pescarias, com uma baixa de quase 8000 contos.
 Despesas extraordinárias
  Manutenção de navios no ultramar ....
  No continente ....
  Nas ilhas adjacentes ....
  Total ....
  Os 1900 contos a menos em 1956 provieram de menores verbas nos gastos da manutenção de navios no ultramar e nos serviços de farolagem.
  Por outro lado, alguns organismos que dele dependiam, como as Casas de Portugal, foram transferidos para a Presidência do Conselho.
  Ainda aumentaram as despesas deste Ministério, que atingiram 126 205 contos, mais 94 942 contos do que em 1938, e superiores em 16 830 contos às do exercício de 1955.
  O grande acréscimo deu-se na Direcção-Geral dos Negócios Políticos e da Administração Interna, que acusa a despesa de 82 441 contos.
  As restantes rubricas mantiveram os gastos de 1955, com aumentos que não atingiram 1000 contos nos serviços centrais e 500 contos nos negócios económicos e consulares.
  Designação
  Negócios económicos e consulares ....
  Emolumentos ....
  Total ....
  Abono de família ....
  Anos económicos findos ....
  Total geral ....
  Designação
  Total ....
  Designação
  Correios e telégrafos ....
  Subsídios e quotas ....
  Total ....