O principal reforço de detoções deu-se nas Universidades. Comparando as despesas dos dois últimos anos, nota-se um acréscimo da ordem dos 2400 contos, um pouco inferior ao da Direcção-Geral.

Algumas menores valias noutras dependências contribuíram para a melhoria dos gastos nas Universidades.

Ver-se-ão adiante as alterações mais importantes.

O quadro exprime claramente o consumo de verbas de cada organismo universitário e de outras dependências da Direcção-Geral.

Para melhor esclarecimento do conjunto, podem resumir-se os números acima indicados nos seguintes:

Contos

Academias e institutos ........ 1 918

Se forem comparadas as cifras relativas aos dois últimos exercícios, nota-se aumento nas Universidades, como já indicado, ligeiro acréscimo em academias e institutos, diminuição da ordem dos 1000 contos na instrução artística (na despesa de S. Carlos) e, finalmente, Ligeira melhoria em outras despesas. A despesa total das Universidades sobe a 74 745 coutos. O aumento tem sido constante na última década. Em 1946 a" quatro Universidades despenderam 34649 contos. O acréscimo foi de mais de 40 000 contos. Dando o devido peso ao aumento dos vencimentos no pessoal, ainda há margem para maiores verbas em outros sectores da vida universitária. Há, porém, ainda faltas em muitos departamentos universitários, e, assim, a despesa tende para aumentos sensíveis. Com a construção de novos edifícios escolares e desenvolvimento de trabalhos de investigação que permitam não só um bom aproveitamento de estudos como a utilização de bolseiros subsidiados pelo Instituto de Alta Cultura, parece indispensável reforçar as dotações de material, na medida do possível. A despesa por Universidade consta do quadro que segue:

O maior aumento deu-se na Universidade de Lisboa, principalmente na Faculdade de Medicina, que foi transferida para o novo hospital escolar. A despesa deste hospital inscreve-se, como se viu, no orçamento do Ministério do Interior.

Nas outras Universidades também se deram aumentos, embora menores, divididos por diversos serviços. A criação da Faculdade de Economia na Universidade do Porto, que já teve a dotação de 782 contos em 1956, contra 600 contos em 1955, explica o aumento da sua despesa.

Um exame dos diversos organismos das Faculdades mostra dotações pequenas. De um modo geral, quasi todos mantiveram a despesa do ano anterior.