Também têm progredido bastante as dotações. Em 1954 andaram à roda de 71 000 contos e dois anos depois subiram para 85 750.
A maior parte das verbas referem-se a pessoal, e dentre elas têm relevo as das escolas industriais e comerciais.
Escolas industriais e comerciais
Contos
Total ..... 70 030
Embora haja melhoria nas verbas de material e encargos, que tem grande importância no bom rendimento deste grau de ensino, parece ser ainda necessário reforçá-las. Com a criação de novas escolas e seu apetrechamento, terão de ser aumentadas as dotações de material e encargos.
No capítulo relativo ao Ministério das Obras Públicas dá-se nota do que se gastou em novos edifícios e seu apetrechamento.
A verba de material pode decompor-se do modo que segue:
Contos
Compra de móveis .......... 1 909
Conservação de móveis, imóveis
Matérias-primas e produtos ...... 684
Total. ..... 4 178
Verifica-se que a compra de móveis é a principal rubrica, como, aliás, acontecera no ano anterior. Ainda é baixa a parte que se refere a matérias-primas e produtos que dizem respeito a oficinas e laboratórios.
Ensino agrícola
Apesar da exiguidade desta verba para atender ao ensino elementar agrícola, ainda houve uma diminuição de 363 contos em relação a 1955.
O problema do ensino agrícola é certamente um dos mais importantes da economia rural, dado o atraso em que vivem muitas explorações.
Os instrumentos de ensino ao alcance das zonas rurais são quase inexistentes. Já se indicaram em pareceres anteriores as escolas, que se limitam a três.
Pelo Ministério da Economia pretende-se fornecer alguma instrução, especialmente na olivicultura, mas u sua projecção ainda é reduzida.
Todo o problema do ensino agrícola elementar precisa de ser revisto. A economia nacional e, sobretudo, as populações rurais ressentem-se muito com o abandono dos métodos de exploração e organização eficientes.
Como se nota, num total de 103 500 contos, pertencem 70 030 contos às escolas industriais e comerciais.
Não atinge 1000 contos o consumo do ensino agrícola elementar (escolas agrícolas).
Sumariando, obtém-se no ensino agrícola o seu custo, por graus:
As percentagens mostram que cerca de metade se refere ao ensino médio.
Ensino primário
As verbas inscritas e gastas no Ministério da Educação Nacional somaram 284 507 contos - mais cerca de 6000 contos do que em 1955.
Os aumentos de despesa têm sido substanciais uns últimos anos, como, aliás, era de prever, pela maior frequência, desdobramentos e criação de novos postos escolares.
No exame das cifras nota-se que os maiores acréscimos tiveram lugar nas escolas de ensino primário. A sua despesa atinge 273364 contos. Era de .197700 contos, números redondos, em 1950.
Publica-se a seguir um quadro que indica a despesa da Direcção-Geral, discriminada.