pamento de serviços e encargos, como se nota no quadro a seguir:

Adianto se verificarão as despesas do pessoal e encargos. A verba de pessoal decompõe-se na tabela a seguir, onde se inscrevem também cifras relativas aos anos de 1938 e 1955:

O exame dos números revela um apreciável aumento em relação a 1938, visto o índice se aproximar de 400. O acréscimo, desde aquela data teve lugar principalmente em material e encargos, pois o índice de pessoal subiu para 344. Este índice mostra o aumento de vencimentos que se deu (índice 200) e o alargamento dos quadros. Não houve alteração nos gastos desta rubrica, que somaram 4718 contos, mais 4 do que no ano anterior. A seguir publica-se a sua repartição pelas diversas rubricas da classe: Viu-se que o aumento de despesa em 1956 foi bastante pronunciado - cerca de 3579 contos. Esto acréscimo distribuiu-se por diversas rubricas dos encargos, mas teve maior relevo nas despesas relativas à cultura do arroz e do plantio da vinha, que tem contrapartida nas receitas, e na instalação das estações agrárias e outros organismos, como se nota a seguir:

No caso das despesas relacionadas com o plantio da vinha, as receitas cobradas pelo Estado em taxas e na consignação de receitas subiram no primeiro caso a 499 contos e no segundo a 4821, num total de 5320 contos.

Também se consignaram 2012 contos para o serviço anti-sezonático.

A instalação das estações agrárias e outros organismos consumiu mais 1322 contos e a verba destinada a comparticipações na construção de silos, nitreiras c estábulos foi reforçada com mais 400 contos, para um total de 1500 contos.

Já em pareceres anteriores se aduziram razões indicativas da necessidade de aumentar esta última verba e, ao mesmo tempo, por propaganda adequada, mostrar ao pequeno agricultor as vantagens da sua utilização.

Receitas

As receitas mais importantes que constituem fundos especiais do fomento com base nesta Direcção-Geral são:

Contos

Estação de Melhoramento de Plantas ... 1 199

Serviço auti-sezonático .... 2 102

Total ....... 11 140 A despesa destes serviços aumentou para 38 284 contos, mais 3507 do que em 1955. Grande parte do acréscimo teve lugar nos encargos, como se verifica no quadro que segue.