Nas despesas ordinárias a verba maior e a de pessoal, que somou, nos serviços centrais, 2046 coutos. Incluem-se nela os vencimentos da Circunscrição Mineira do Norte e do pessoal destacado nos serviços geológicos.

Um dos problemas que terá de ser resolvido num futuro próximo é o da instalação do Museu Geológico, instalado em condições precárias, pelo que diz respeito a espaço. As suas colecções já hoje são muito valiosas e podem servir de base a estudos pormenorizados sobre a geologia e paleontologia do País.

Agora, que se procura melhorar as condições de escolas e institutos culturais, deve começar a pensar-se na situação deste museu, já com tradições dentro e fora do País.

Quanto ao fomento mineiro, seria de vantagem conhecer exactamente as reservas de ferro, e em especial as dos jazigos mais importantes do País, em Moncorvo. Mais cedo ou mais tarde terá de ser intensificado o seu aproveitamento, em escala bastante maior do que a actual. Mas a base desta exploração terá de assentar no cômputo exacto das suas reservas. E no estado presente dos processos de reconhecimento e prova de minérios não é difícil obter em relativamente pouco tempo os elementos essenciais. A despesa deste departamento público em 1956 de vou-se a 10 299 contos, mais 289 do que no ano anterior. Grande parte da despesa refere-se a pessoal, como se verifica no quadro que segue, em contos:

Designação

ncargos ....

Total ....

À parte um ligeiro aumento no pessoal e uma pequena diminuição em material, há a assinalar o acréscimo nos encargos.

Nestas últimas duas verbas sobressaem: a do pagamento de serviços referidos por particulares com contrapartida nas receitas - verba que se anula - e os subsídios a organizações nacionais ou estrangeiras, no total de 750 contos. As rendas de casa importaram em 330 contos. De outros encargos há apenas a mencionar o de 384 contos gastos no pagamento de despesas de inquéritos, aquisição de materiais de ensaio, missões de estudo, análises e outros trabalhos. Com a recente criação do Laboratório de Investigações Industriais hão-de aumentar as despesas. Aliás, o que se gasta actualmente nos serviços industriais quase apenas diz respeito à sua organização administrativa. Nada, ou pouco, se tem feito em matéria de investigação ou estudo dos recursos nacionais. A despesa desta Direcção-Geral, que compreende, além dos serviços próprios, a repartição da propriedade industrial e as bolsas de mercadorias de Lisboa e Porto, foi de 5558 contos, assim divididos:

A transportar ....

Transporte ....

Total ....

(a) As dotações foram incluídas na Direcção-Geral.

Aos serviços próprios da Direcção-Geral couberam 5049 contos, mais 232 do que em 1955.

Esta verba teve o seguinte destino:

Total ....

Nesta despesa está incluída a da Repartição da Propriedade Industrial. Arredonda-se em 4878 contos a despesa desta Direcção-Geral. Houve aumento em todas as verbas, mas mais saliente na do pessoal, como se nota a seguir:

Total ....

As duas importâncias, que mais se destacam nos encargos são a de renda da casa (205 contos) e as relativas às despesas pagas para funcionamento, de comissões do estudo e revisão dos regulamentos eléctricos de segurança e dos sistemas tarifários do País. Na Direcção-Geral dos Combustíveis avulta a despesa de pessoal. Elevou-se em 1956 a 5309 coutos, divididos por classes do modo seguinte:

Total ....

Verbas de certa importância são, em material, a aquisição de móveis (477 contos) e, em encargos, a despesa com a exploração do caminho de ferro de Rio Maior (668 contos).

Neste último caso houve aumento de 83 contos.

Na Intendência-Geral dos Abastecimentos a despesa atingiu 16 256 contos, menos 179 contos do que em 1955. A despesa subdivide-se como segue:

Total ....