A despesa ordinária deste Ministério continua a aumentar, tendo atingido 456 347 contos.

Só for também considerada a extraordinária, o total sobe para 550 472 contos, assim repartidos:

Despesa extraordinária:

Aeródromos e aeroportos ....

Total ....

As verbas de portos referem-se apenas aos de Lisboa e Leixões.

As dos restantes incluem-se no Ministério das Obras Públicas o somaram 23 051 contos em 1956. A discriminação da despesa ordinária consta do quadro seguinte, em contos:

Designação

Secretaria-Geral ....

Aeronáutica civil ....

Portos do Douro e Leixões ....

Juntas autónomas dos portos ....

Total ....

Abono de família ....

Anos económicos findos ....

Reajustamento de vencimentos ....

Total geral ....

Houve um aumento de 51 829 contos e o exame da despesa de cada serviço indica que o principal agravamento se deu na Direcção-Geral de Transportes Terrestres, que compreende as verbas respeitantes ao Fundo Especial de Transportes Terrestres. Mas todas as outras dependências acusam acréscimos de despesa, maiores numas do que noutras, como mostra o quadro. As mais importantes referem-se aos portos do Douro e Leixões (mais 16 703 contos) e porto de Lisboa (mais 6408 contos). Adiante se procurará examinar as contas destes dois organismos. A despesa ordinária desta Direcção-Geral é avolumada pelo Fundo Especial de Transportes Terrestres, que inclui os encargos da concessão única.

Se for discriminada a despesa total, encontram-se os números seguintes:

Total ....

Vê-se que a despesa dos serviços próprios da Direcção-Geral soma 22 787 contos. O acréscimo relativamente ao ano anterior foi da ordem dos 3QO contos.

Mas no caso do Fundo Especial a despesa aumentou muito - cerca de 21 198 contos. Os serviços confiados a esta Direcção-Geral em matéria de trânsito são onerosos, visto compreenderem a Polícia de Trânsito. Assim, as verbas de pessoal atingem cifra bastante elevada, como se nota nos números a seguir:

Designação

Outros encargos ....

Total ....

Em material estão compreendidas as viaturas para o serviço da Polícia. Há que considerar também na despesa os encargos desse serviço, que são grandes em combustível, reparações e outros.