Designação
Transporte ....
Estacionamento de navios ....
Terrenos e armazéns ....
Rendas das oficinas ....
Venda de terrenos e outros ....
Total ....
Receita extraordinária ....
Total geral ....
Nota-se que os entrepostos e os cais são os dois grandes produtores de receitas, num total de perto de 63 000 contos. E também nestas duas rubricas onde mais se tem feito sentir o aumento desde o início da guerra.
O movimento do porto de Lisboa tende a aumentar. Circunstâncias de diversa ordem impedem que o aumento de tráfego atinja a cifra que poderá alcançar.
De qualquer modo, o problema das receitas tem acuidade, porque os encargos de empréstimos hão-de acentuar-se, apesar das condições favoráveis dos financiamentos do Estado.
Os números são os que seguem:
Designação
A verba de pessoal, que subiu para 41 333 contos, não representa o total gasto nesta rubrica, visto também se encontrarem englobadas cifras que lhe dizem respeito em outras inscritas no capítulo relativo a pagamento de serviços, como tráfego e mais.
Os números referentes a material são discriminados a seguir.
Designação
Construções e obras novas:
Instalações diversas ....
Aquisição de máquinas e aparelhos ....
De edifícios, pavimentos, vias férreas e outras ....
De material flutuante ....
De máquinas e aparelhos ....
Combustíveis ....
Total ....
Como se nota, as verbas mais salientes referem-se à conservação de máquinas e material flutuante, além da dos combustíveis, já mencionada.
As despesas de conservação, excluindo a relativa a edifícios, andaram à roda de 7300 contos - um pouco mais do que em 1955.
Finalmente, em diversos, regista-se uma variedade de pequenas verbas.
Pode dizer-se que os resultados finais da exploração têm reflexo neste capítulo orçamental.
Quase todas as verbas aumentaram, dando um total superior em cerca de 3200 contos ao do ano de 1955, como se nota a seguir:
Cargas e descargas ....
Encargos de empréstimos ....
Fundo de seguros ....
Fundo de melhoramentos ....
Despesas de higiene e saúde ....
Total ....