Designação

Transporte ....

Estacionamento de navios ....

Terrenos e armazéns ....

Rendas das oficinas ....

Venda de terrenos e outros ....

Total ....

Receita extraordinária ....

Total geral ....

Nota-se que os entrepostos e os cais são os dois grandes produtores de receitas, num total de perto de 63 000 contos. E também nestas duas rubricas onde mais se tem feito sentir o aumento desde o início da guerra.

O movimento do porto de Lisboa tende a aumentar. Circunstâncias de diversa ordem impedem que o aumento de tráfego atinja a cifra que poderá alcançar.

De qualquer modo, o problema das receitas tem acuidade, porque os encargos de empréstimos hão-de acentuar-se, apesar das condições favoráveis dos financiamentos do Estado. Como no caso das receitas, atingiram mais de 100 000 contos ws despesas ordinárias. Cerca de 41 por cento referem-se a pessoal e 42 por cento dizem respeito a pagamento de serviços e diversos encargos. Tanto uma como outra verba têm aumentado continuamente.

Os números são os que seguem:

Designação

A verba de pessoal, que subiu para 41 333 contos, não representa o total gasto nesta rubrica, visto também se encontrarem englobadas cifras que lhe dizem respeito em outras inscritas no capítulo relativo a pagamento de serviços, como tráfego e mais. A ligeira economia notada em material não tem interesse. Deu-se em combustíveis e deve significar tendência para a normalização de preços depois dos sobressaltos do princípio do ano.

Os números referentes a material são discriminados a seguir.

Designação

Construções e obras novas:

Instalações diversas ....

Aquisição de máquinas e aparelhos ....

De edifícios, pavimentos, vias férreas e outras ....

De material flutuante ....

De máquinas e aparelhos ....

Combustíveis ....

Total ....

Como se nota, as verbas mais salientes referem-se à conservação de máquinas e material flutuante, além da dos combustíveis, já mencionada.

As despesas de conservação, excluindo a relativa a edifícios, andaram à roda de 7300 contos - um pouco mais do que em 1955.

Finalmente, em diversos, regista-se uma variedade de pequenas verbas. Continua a aumentar esta rubrica, que é onde se inscrevem as verbas dos fundos de melhoramentos e seguros.

Pode dizer-se que os resultados finais da exploração têm reflexo neste capítulo orçamental.

Quase todas as verbas aumentaram, dando um total superior em cerca de 3200 contos ao do ano de 1955, como se nota a seguir:

Cargas e descargas ....

Encargos de empréstimos ....

Fundo de seguros ....

Fundo de melhoramentos ....

Despesas de higiene e saúde ....

Total ....