as extraordinárias -. o ultramar atingiu verba superior à da metrópole em 1956. A diferença para mais é da ordem dos 300 000 contos.

As duas grandes províncias de Angola e Moçambique pesam, no conjunto das receitas ultramarinas, com mais de 86 por cento, e a tendência é para ainda mais acentuar a sua já grande diferença. Como se notou acima, são os caminhos de ferro e portos do Moçambique que avolumam as receitas extraordinárias para os limites alcançados neste ano.

A seguir indica-se para 1956 a influência de Angola e Moçambique no conjunto das receitas:

(ver tabela na imagem)

Apesar do baixo quantitativo das receitas extraordinárias na metrópole em 1956, ainda neste ano a sua influência nas receitas totais foi de perto de metade.

Moçambique vem a seguir, com cifra de um quarto - um pouco maior do que Angola, que compartilha no total em cerca de um quinto. As despesas ordinárias nas províncias de além-mar subiram bastante em 1956, visto se aproximarem de 4 000 000 contos e não terem atingido os 4 milhões em 1955.

E foi ainda em Angola e Moçambique onde se deram as maiores diferenças para mais.

O franco desenvolvimento destas duas províncias nos últimos anos exerce a sua natural influência nas despesas ordinárias, que atingiram já no conjunto dos territórios 4 449 000 contos. Assim, o somatório das despesas ordinárias ultrapassou em 1956 a casa dos 10 milhões de contos.

Como as despesas ordinárias na metrópole aumentaram de cerca de 344 000 contos, o total do aumento em todos os territórios nacionais foi da ordem dos 921 000 contos. A parte mais importante no acréscimo teve lugar no ultramar.

Dá-se a seguir um quadro que indica as despesas ordinárias nos últimos sete anos. A inclusão das de 1938 permite fazer comparações em cada província, sempre úteis para quem deseje fazer o estudo da evolução das províncias ultramarinas:

(Em milhares de contos)

(ver tabela na imagem)

Deram-se aumentos em todas as províncias, pouco acentuados em Cabo Verde, Guiné e S. Tomo e Príncipe e nas três províncias do Oriente, mas bastante apreciáveis em Angola e Moçambique.

Até certo ponto pequenos acréscimos de despesas reflectem dificuldades. Quando adiante se estudar cada província ultramarina, hão-de examinar-se com certo pormenor as despesas. Os números absolutos acima descritos podem ser melhor esclarecidos numa longa série de anos pelo cálculo dos índices relativamente ao período anterior à guerra. Esses índices dão claramente a evolução das despesas ordinárias:

(ver tabela na imagem)