Comparando os números com os do quadro anterior, nota-se a grande influência da navegação, tanto no volume como no déficit do comércio externo. Assim, em 1956. se for considerado o seu conjunto, o déficit é de 19 500 contos, ao passo que se se levar em conta apenas o abastecimento da ilha o deficit sobe para 75 0OO contos.

O deficit tende a agravar-se com o aumento de consumo. Os dois últimos anos, que correspondem a intensificação de trabalhos, e, por isso, a mais volumosos salários, indicam maiores deficits.

O desequilíbrio da balança de comércio é coberto por invisíveis, que consistem principalmente em remessas de emigrantes e prestação de serviços no porto de S. Vicente. O problema das receitas em Cabo Verde, como, aliás, em todas as províncias ultramarinas, reverte importância muito grande, em especial num momento em que se procura insuflar ao arquipélago novas energias no sentido de valorizar os seus recursos naturais.

Como adiante se indicará, a província leni recebido auxílios da metrópole de diversa espécie, a ponto das receitas extraordinárias serem superiores às ordinárias.

Com efeito, as receitas totais da província foram as que seguem:

Contos

Total ........... 132 323

Em receitas extraordinárias incluem-se empréstimos no total de 29 000 contos. O resto é formado por verbas que transitaram de anos anteriores, saldos de anos económicos findos e outras. As receitas ordinárias efectivamente cobradas subiram para 51 893 contos - mais 10 240 contos do que em 1955.

As principais diferenças para mais deram-se no domínio privado e participação em lucros, nas consignações de receitas e nas taxas.

Deste modo, a influência dos impostos directos, que fora da ordem dos 20 por cento do total das receitas, diminuiu para 16 por cento. A percentagem que cabe ao domínio privado aumentou bastante. Por si só absorve as diminuições nos outros capítulos.

A seguir indicam-se as receitas ordinárias, discriminadas, assim como a percentagem que cabe a cada capítulo orçamental:

(ver tabela na imagem)

É de interesse considerar que a soma dos impostos directos e indirectos diminuiu de 54,1 por cento em 1955 para 43 por cento em 1956. Se forem comparadas as receitas ordinárias deste ano com as de anos anteriores, obtêm-se as percentagens que seguem:

(ver tabela na imagem)

As receitas discriminadas Nos impostos directos, que somaram 8333 contos, bastante mais de metade (4996 contos) pertence à contribuição industrial, que diminuiu ligeiramente em comparação com 1955 (menos 35 contos).

A contribuição predial somou 2302 contos, também menos do que em 1955.

Estas duas contribuições formam a parte importante dos impostos directos, visto atingirem 7298 contos.

A verba mais saliente nos outros impostos directos é a da sisa (528 contos).

O imposto sobre as sucessões e doações rendeu apenas 316 contos. Um dos principais esteios do orçamento cabo-verdiano é o imposto indirecto, que produziu 14 020 contos em 1956 - um pouco mais do que no ano anterior, em que somou 13 895 contos.