Receita inscrita no orçamento por conto

Créditos especiais com recurso em exercícios findos ..... 405

Saldos dos resultados apurados nas contas

Pelo exame dos números se nota que grande parte das receitas extraordinárias provém de empréstimos. Se for feita a comparação das receitas extraordinárias em 1956 com anos anteriores obtêm-se os números que seguem:

(Ver Quadro na Imagem).

O exercício de 1956 foi o de maiores receitas extraordinárias, mas nem tudo se gastou, porque uma parte será utilizada nos próximos anos.

Receitas totais Tendo em conta as receitas ordinárias, subiram a 134 323 contos as receitas totais. Destas, 29 000 contos constituem novos em préstimos - é dinheiro fresco, em parle entrado na província e que auxiliou a sua balança de pagamentos.

As receitas totais sim as seguintes:

Receitas ordinárias:

Contos

Efectivamente cobradas ................. 51 893

Receita inscrita no orçamento proveniente

Receitas extraordinárias:

Por conta de saldos de exercícios findos .... 4 154 Aumentaram sensivelmente as desposas ordinárias, que somaram 42 244 contos - mais 3817 contos do que em 1955. Deu-se acréscimo sensível na dívida da província, na administração geral e fiscalização, nos serviços de justiça, de fomento, militares e de marinha. Km parte estes aumentos provieram da resolução tem encargos gerais.

Embora haja serviços que necessitam de melhores dotações, nunca deve esquecer-se que a província é pobre. A existência de despesas que não produzem rendimento adequado deve ser evitada. Parece ser possível reduzir aqui e além verbas que porventura reforçariam dotações consideradas insuficientes. Contudo, qualquer reforma neste sentido deverá ser acompanhada de estudo meticuloso que atente às próprias repercussões sociais.

Se forem comparadas as despesas com as de exercícios anteriores, obtém-se o quadro seguinte:

(Em milhares de contos)

(Ver Quadro na Imagem).

A subida na despesa ordinária não tem acompanhado a dos preços por grosso, dado que o índice na base de 1938 igual a 100 ainda não atinge 250; é de 245. Este

fraco acréscimo nas despesas ordinárias indica o pequeno desenvolvimento económico da província no longo período de dezoito anos.