Nos serviços da saúde pública a maior verba pertence a pessoal. Os vencimentos do pessoal dos quadros elevaram-se a 1685 contos. Há a acrescentar o pessoal contratado (118 contos) e o assalariado (229 contos). Além destas verbas, pesam na despesa os medicamentos e material cirúrgico e de laboratório, com 803 contos.

Na instrução pública a verba mais volumosa refere-se a vencimentos de professores primários e a pessoal assalariado (1697 contos) e à despesa do Liceu Gil Eanes, em 8. Vicente, com uma secção na Praia. Neste estabelecimento de ensino as remunerações certas do pessoal subiram a 1041 contos, a que há a acrescentar as remunerações acidentais, de cerca de 55 contos.

O acréscimo de despesa no conjunto destes serviços foi de 958 contos.

A Imprensa Nacional gastou mais 63 contos do que no ano anterior-o que quer dizer que se agravou o déficit.

Outras verbas de certo interesse são as relativas às missões católicas (731 contos), segurança pública (691 contos), além dos serviços próprios da administração civil (1081 contos), que aumentou de 301 contos a sua

Serviços de Fazenda A despesa destes serviços consta do quadro que segue:

(Ver Quadro na Imagem).

Se forem comparados os números com os de 1955, nota-se um aumento de 556 contos, que se distribui por todas as rubricas. A maior valia deu-se quase toda em pessoal. Acentuou-se este ano a influência dos serviços aduaneiros no conjunto da despesa, devido à reforma de vencimentos. Incluem-se nesta rubrica os correios, telégrafos e telefones, com mais de metade da despesa, ou 3560 contos, num total de 6860 contos. A seguir se discriminam as verbas:

(Ver Quadro na Imagem).

Viu-se no respectivo capítulo que as receitas consignadas aos correios, telégrafos e telefones se elevavam também a 3560 contos.

Em encargos gerais se contabiliza a despesa de 338 contos destinada a estes serviços, que é subsídio concedido pela Tesouraria. A verba relativa a obras públicas aumentou de 208 contos. Somou 2365 contos. Destes, utilizaram-se em construções e obras novas 1000 contos e na conservação de imóveis 991 contos. Não parece ser alta a despesa destinada para obras públicas, embora se reconheça que uma parte importante do que actualmente se realiza é financiada por força de receita" extraordinárias e se contabiliza em outro capítulo. Nos serviços agrícolas e florestais cabem 815 contos como despesa ordinária. Quando se concluírem os trabalhos em curso, estes serviços hão-de naturalmente sofrer uma reforma radical. A situação económica na província requer serviços florestais eficientes e convenientemente dotados. As despesas destes serviços foram as seguintes:

Contos

A despesa aumentou de cerca de 672 contos, como, aliás, noutros serviços. As verbas de pessoal e material absorveram as diminuições nos encargos. A despesa dos serviços de marinha subiu para 1951 contos em 1956 - mais 397 contos do que no ano anterior. Incluem-se os gastos com o lugre-motor Senhor das Areias (465 contos), além das capitanias dos portos e serviços de farolagem.

A Junta Autónoma do Porto Grande de S. Vicente teve a despesa de 360 contos, números redondos.

Encargos gerais Ainda este ano se contabilizou em encargos gerais o suplemento de vencimentos, que absorveu mais de metade do total da despesa do capítulo (3454 contos, em 8872 contos).

Há a acrescer à verba de pessoal a do abono de família, com 652 contos, sensivelmente idêntica à de 1955.

Outras despesas de certo interesse inscritas em encargos gerais são as referentes a assistência pública (2162 contos); aos correios, telégrafos e telefones - de que já se falou (338 contos); ao subsídio à exploração do lugre-motor (150 contos); ao Aeroclube de Gabo Verde (100 contos); à nova escola de artes e ofícios de Mindelo - instalações (100 contos); a passagens dentro da província (138 contos); a passagens para o exterior (474 contos), e muitas outras de menor valor. Destinaram-se às despesas extraordinárias durante o exercício de 1956 cerca de 60 085 contos, que se incluem nas seguintes rubricas orçamentais:

Plano de Fomento:

Contos

Verbas orçamentadas ..... 6 840

Encerramento de contas... 20 535 46 446