Nem todas as receitas subiram, mas o maior aumento deu-se nos correios, telégrafos e telefones. Estas receitas não têm grande influência nas desposas. Nalguns casos o Estado, por subsídios, ainda auxilia as explorações que as produzem. Também a despesa ordinária aumentou de cerca de 10 900 contos em 1956. A subida tem sido contínua nos últimos anos.

O índice de aumento,- relativamente a 1938, era 262 em 1950 e quase dobrou em 1956.

Em valores absolutos o aumento significa a passagem de 62 869 contos em 1950 para 106 000 contos, números redondos, em 1956.

O desenvolvimento da despesa ordinária tende a acentuar-se.

No quadro a seguir dá-se a sua evolução desde o período anterior à guerra.

(Ver Quadro na Imagem).

Repartição das despesas As três grandes rubricas da despesa são, por ordem decrescente, os encargos gerais, a administração geral e fiscalização e os serviços de fomento. Mas a sua influência nas contas nem sempre se manteve desde os anos anteriores à guerra. Oscilou bastante, como se nota no quadro a seguir, que mostra a importância de cada um dos capítulos no conjunto da despesa dos anos mencionados:

Percentagens nas despesas ordinárias

(Ver Quadro na Imagem).

Adiante, ao serem examinados individualmente os capítulos orçamentais, se indicarão as causas das variações. Agora deve notar-se que os três grandes capítulos já mencionados continham em 1956 cerca de 73 por cento das despesas.

Um exame das percentagens mostra que se mantiveram as da dívida da província, das classes inactivas e dos serviços de Fazenda e de marinha e que se deram alterações em outras. Os encargos gerais diminuíram apreciavelmente.

A variação mais saliente, em relação a 1938, é a subida da despesa no capítulo "Encargos gerais".

Se forem examinados os números absolutos correspondentes aos diversos anos do quadro anterior notam-se grandes modificações. Assim, os encargos gerais subiram de menos de 3000 contos para perto de 30 000 contos. E que neste capítulo se inscreve um grande número de verbas que no futuro terão de ser distribuídas por outras rubricas, que, na verdade, são aquelas a que pertencem.

O desenvolvimento da despesa desde 1938 foi grande. Considerando a deste ano igual a 100, o índice subiu para 446. Viu-se acima que o índice da subida da receita ordinária na mesma base foi de 393, portanto menor. Aliás, a subida na receita da Guiné, tendo em conta o conjunto das receitas, foi inferior à média do total ultramarino, ou 731, como se calculou acima. Atinge 96682 coutos a dívida da província. Levantamentos no empréstimo contraído no Fundo de Fomento Nacional elevaram-na de 88 806 contos em 1955.

Indica-se a seguir o capital inicial dos empréstimos contraídos e os débitos actuais:

(Ver Quadro na Imagem).

(a) A receber totalmente até 1958

Vê-se que se fizeram em 1956 as amortizações contratuais e se sacou sobre a conta com o Fundo de Fomento Nacional a soma de 12 000 contos. A amortização do empréstimo de 78 000 contos só será iniciada em 1958.