Os encargos da dívida elevaram-se, porém, a 6195 contos - mais 414 do que em 1955. Discriminados, os encargos são:

Contos

Encargos do empréstimo cio 40 000 contos ...... 3 014

Encargos resultantes dos fornecimentos de

material para o serviço meteorológico Os gastos nesta rubrica baixaram muito, devido, um parte, a menores despesas de material (móveis) no Governo da província. A maior parte dos gastos deu-se em pessoal.

Classes inactivas Nas classes inactivas despenderam-se 2878 contos, pagos na província, na metrópole o noutras províncias pelas quantias que seguem:

Contos

Apesar da grande diferença nas respectivas despesas ordinárias, as classes inactivas na província de Cubo Verde são apenas ligeiramente inferiores às da Guine.

Administração geral e fiscalização A subida de 2926 contos notada um 1956 derivou em grande parte (cerca de 40 por vento) dos serviços de saúde e higiene, como se indica no quadro a seguir:

(Ver Quadro na Imagem).

(a) Passa a figurar nos serviços de fomento, englobado nos serviços de economia.

O aumento de despesa derivou quase sempre de melhorias do pessoal, devido à reforma dos vencimentos operada este ano e que se há-de ainda reflectir mais em 1957.

As verbas mais importantes nos serviços de saúde pública são as de pessoal, combate à mosca do sono e medicamentos. O acréscimo de 1129 contos refere-se em grande parto a pessoal. O volume da rubrica administração civil é devido em parte aos 3374 contos de 80 por cento do imposto sobre a extracção do vinho de palma, destinado ao concelho ou circunscrição onde só cobrou. Já se fez referência a este imposto nas receitas. Na instrução pública deu-se a maior valia de perto de 200 contos, que não e muito, o na Imprensa Nacional, que teve a receita do 564 contos, há um deficit avultado, visto a sua desposa totalizar 950 contos.

Serviços de Fazenda Houve um aumento na despesa destes serviço". Ela atingiu 4104 contos - mais 773 do que em 1955.

A seguir discriminam-se os gastos destes serviços, com os respectivos aumentos em relação ao ano anterior:

(Ver Quadro na Imagem). O acréscimo nestes serviços foi de 86 contos, quase tudo em pessoal, que consumiu 423 contos do conjunto. O resto ó formado por material (15 contos) o manutenção de presos (43 contos). Subiram para 22 047 contos os gastos destes serviços - mais 3822 coutos do que em 1955. Um pouco menos de 50 por cento do acréscimo total teve lugar na despesa dos correios, telégrafos e telefones, como se nota nos números seguintes:

(Ver Quadro na Imagem).