Houve um aumento na instrução pública, na Curadoria dos Serviçais e Indígenas e em outras rubricas. A diminuição mais acentuada, de 184 contos, teve lugar nos serviços de saúde, que haviam aumentado substancialmente a sua despesa em anos anteriores. Aliás, os serviços de saúde, com 5760 contos, avolumam bastante o total.

As despesas mais importantes nestes serviços, além das de pessoal, são as de medicamentas e outros materiais, com 1206 contos, e as de dietas, combustível e utensílios de cozinha, com 1505 contos. É, numa palavra, o serviço do hospital, já se indicaram atrás as suas receitas.

Serviços de Fazenda

(Ver Quadro na Imagem).

Como se nota, os serviços aduaneiros despendem sensivelmente o dobro da Fazenda e contabilidade. Resume-se a 584 contos a despesa dos serviços do justiça, que compreendem a comarca de S. Tomé e o julgado instrutor do Príncipe. No último gastaram-se 111 coutos - menos 39 contos do que em 1955, apesar do a despesa total ser superior em 83 contos. O aumento nestes serviços em relação a 1955 foi da ordem dos 1535 contos, pois somaram 5985 contos em 1956, contra 4450 contos no ano anterior.

Podo dividir-se a desposa da forma que segue:

(Ver Quadro na Imagem).

Já se viu a receita dos correios, telégrafos e telefonas (1782 contos). A despesa subiu, como se indica, a 1696 contos. Nas obras públicas Louve um grande aumento - mais 1155 contos. Em estradas e pontes gastaram-se 1531 contos nas obras de conservação e aproveitamento. Na verdade, era indispensável reparar as estradas. É de louvar, por consequência, o reforço desta verba, como se sugeriu no parecer anterior.

Com verbas do Plano de Fomento para pontes e estradas dentro em pouco o sistema de comunicações melhorará apreciavelmente. No quadro acima transcrito dão-se as outras despesas dos serviços de fomento.

A dos serviços agrícolas ainda diminuiu, pois foi apenas de 248 contos. Já a este respeito se tiveram considerações o ano passado. Numa província que vive da agricultura, a braços com uma grave crise de produtividade, é essencial n existência de serviços agrícolas convenientemente dotados. O que existe não correspondo às necessidades prementes da economia provincial.

Os transportes aéreos elevaram os seus gastos para 1013 contos. Outras despesas têm menor projecção orçamental.

Serviços militares e de marinha Mantiveram-se no nível do ano anterior as receitas destes serviços, que se dividem do modo que segue:

Contos

Como no ano passado, a verba mais importante é a do Fundo de Defesa Militar, que desceu de 2037 contos em 1955 para 1658 coutos em 1956.

Encargos gerais Neste artigo orçamental a despesa atingiu 14928 contos, a maior do capítulo, e desceu 1550 coutos em relação a 1955.

Pode subdividir-se do modo que segue:

Contos

Quota-parte da província em encargos na metrópole......... 1 539

Nas quotas-partes a Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar comparticipou com 746 contos e os restantes organismos da metrópole com o seguinte: Instituto de Medicina Tropical, 170 contos; Palácio do Ultramar, 162 contos; Agência-Geral do Ultramar, 98 contos, e Gabinete de Urbanização do Ultramar, 49 contos.