Em diversas despesas há a considerar o Fundo de Melhoramentos de S. Tomé, com 2668 contos. As receitas deste Fundo foram 4934 contos. O Fundo do Príncipe teve a despesa de 267 contos (as suas receitas subiram a 356 contos).

A verba mais importante dos encargos gerais, respeitante ao suplemento de vencimentos, desaparece na maior parte no próximo ano. Também no próximo ano a conta geral terá outro aspecto, regressando pouco a pouco os encargos gerais à sua verdadeira importância. Espera-se que as deslocações do pessoal sejam também integradas nos serviços a que dizem respeito. Às despesas extraordinárias subiram para 100 941 contos - bastante mais do que em 1955. Mas deve notar-se que, tal como nas receitas extraordinárias, se integraram nelas 21 934 contos de despesas por conta de créditos revalidados e 35 980 contos originados no encerramento da conta dos saldos de exercícios anteriores a 1956.

Ainda este ano se publica o mapa que dá as receitas e despesas extraordinárias desde 1938, segundo as rubricas orçamentais:

(Em milhares de escudos)

(Ver Quadro na Imagem).

O quadro da página anterior deverá ler-se tendo em conta u que se escreveu atrás sobre os saldos revalidados e o encerramento da conta de saldos anteriores a 1956.

Na última coluna dá-se a diferença entre as receitas e despesas extraordinárias, que só tem significado depois de considerar o que se contém em cada uma.

Discriminação das despesas Já se mencionaram acima as parcelas das receitas extraordinárias. A receita efectivamente cobrada foi de 9100 contos, relativa ao imposto de sobrevalorizações, destinado ao Plano de Fomento. Os saldos revalidados subiram a 59 193 contos e o encerramento de contas de exercícios anteriores a 1956 produziu 35 980 contos.

No caso das despesas extraordinárias, que somaram 100 941 contos, 59 193 contos referem-se ao Plano de Fomento e 5768 contos a outras despesas. Também se contabilizaram os 35 980 contos incluídos nas receitas e que de futuro serão contabilizados na couta de operações de tesouraria.

Assim, as despesas extraordinárias discriminadas assumem a forma seguinte:

Plano de Fomento:

Contos

Terras, aldeamentos e assistência pecuária ..... 903

Construções nos aquartelamentos militares ............. 3 636

Encerramento dos saldos das contas dos exercícios

Plano de Fomento No Plano de Fomento prosseguiram os trabalhos no cais de Ana Chaves. Em 1955 haviam sido despendidos nesta obra 3377 contos.

Há duas verbas de grande interesse no Plano de Fomento: a de saneamento de pântanos e esgotos, com 4220 contos, e a das estradas, com 10 433 contos. Esta última, que financia a" comunicações rodoviárias dentro da ilha, tem projecção na vida económica e vem preencher uma grave lacuna do sistema rodoviário.

Prosseguem os trabalhos dos aproveitamentos hidroeléctricos, que libertarão a ilha de importações volumosas de combustíveis e poderá dar lugar à criação