energia. Da conveniente planificação da sua bacia hidrográfica pode depender a harmoniosa prosperidade e o povoamento confortável de uma vasta região nos planaltos de Malanje e Benguela, além da zona entre o Bengo e o Cuanza.

A obra a realizar não é de natureza restrita, de mera produção de energia; é, pelo contrário, de natureza política e envolve vários aspectos do problema económico e social de Angola, e até da comunidade portuguesa, porque, como no caso do Zambeze, na costa oriental, pode facilitar a fixação de largas populações de origem metropolitana e, assim, avigorar o carácter já bem português da província de Angola.

O parecer das contas teve o privilégio de chamar a atenção do Governo para esta obra, que parece ultrapassar ainda a importância que se lhe deu, pois que, segundo estudos recentes, a quantidade de energia susceptível de ser produzida no troço médio do Cuanza parece ser bastante superior à indicada há dois anos no apêndice ao parecer.

Erros d e concepção em problema de tão vasta influência na vida futura da província são imperdoáveis numa época em que a actividade económica nesta e noutras matérias já é orientada por princípios conhecidos e experimentados. Significarão desperdícios de investimentos que a província terá de obter no exterior.

Executar qualquer obra que envolva somas avultadas sem o estudo pormenorizado do conjunto é repetir erros que já custaram elevadas somas à metrópole.

Comércio externo

4. O volume do comércio externo aumentou apreciavelmente em 1956 e atingiu a cifra de 6 451 000 coutos, sendo 3 162 000 contos de importações e 3 289 000 contos de exportações. O acréscimo em relação a 1955 foi da ordem dos 958 000 contos, o que representa, na verdade, uma cifra digna de relevo.

O aumento teve lugar tanto na importação como na exportação e foi um pouco maior na segunda do que na primeira.

Desta diferença resultou que o saldo positivo, arredondado em 126 810 contos, foi um pouco superior ao de 1955.

O significado destes números não decorre da ligeira melhoria do saldo. Deriva essencialmente do volume das transacções, que se fez sentir em toda a província.

"Ver tabela na imagem"

Manteve-se a constância do saldo positivo, mas já se está longe do período de grandes saldos, como os do início da actual década até 1953, o deve esperar-se saldo negativo nos próximos exercícios.

É que o desenvolvimento progressivo da província acentuou-se nos últimos anos e com ele vieram maiores importações, que atingiram o seu mais alto valor em 1956, com cifra superior a 3 000 000 de contos.

O problema da sua cobertura, que é delicado em todos os países novos, pôde ser parcialmente resolvido com mais volumosas exportações ainda do que nos anos anteriores. Para este feliz resultado concorreu o ano agrícola, que parece ter sido bom e permitiu a exportação de maior quantidade de produtos, como o café e o milho. Mas nem todos os anos são bons e os riscos das culturas tropicais, como aliás doutras, são factor que deve estar sempre na mente dos orientadores de economias que vivem da agricultura, sobretudo quando, como acontece em Angola, nem sempre, prevalecem os melhores processos da exploração, dada a sua origem indígena em grande parte.

Parece assim haver conveniência em vigiar as importações e continuar a estabelecer prioridades que assegurem melhor rendimento económico.

5. A importação em 1956 ultrapassou a de 1955 em 22 300 t, no valor de 474 268 contos, como se indica nos números seguintes:

"Ver tabela na imagem"

O preço unitário foi superior ao de 1955, subindo de 6.345$ para 7.091$. Esta subida, embora pequena, impediu melhor saldo, por não ter incidido também sobre a exportação, como adiante se verificará.

Principais importações

6. Continuam a predominar na importação os produtos indicados em pareceres anteriores e dentre eles sobressaem os tecidos de algodão, que em 1956 ultrapassaram 400 000 contos.

Publica-se a seguir a lista de algumas mercadorias importadas nos anos de 1955 e 1956, com a indicação das variações em milhares de contos:

"Ver tabela na imagem"

As mercadorias mencionadas somam l 46l 000 contos, numa importação total de 3 162 200 contos.

O quadro mostra aumentos em todas, com excepção de automóveis para passageiros.

As restantes importações consistem num variado número de mercadorias, todas elas de menor influência do que as mencionadas.