"Ver tabela na imagem" Os aumentos em relação a 1955 foram pequenos - ao todo apenas 90 000 contos. Os dois capítulos que os produziram e ainda cobriram faltas em outros foram os dos impostos indirectos e o das consignações de receitas, e ver-se-á que neste último o acréscimo se deve aos serviços autónomos.

Os impostos directos, as taxas e o domínio privado e participações em lucros acusam menores receitas.

O problema reveste aspectos de maior seriedade no caso dos impostos directos, que tiveram a diminuição de perto de 3700 contos. Embora pequeno, este declínio significa dificuldades, que parece não se ajustam aos índices económicos do ano de 1956, já acima mencionados.

A maior receita nos impostos indirecto- é consequência de maiores importações, como se verificará adiante.

Pode ainda ser visto este problema da evolução das receitas pela determinação da influência dos impostos directos e indirectos num largo período de tempo.

Para isso somaram-se uns e outros e determinaram-se as percentagens em relação ao total.

No quadro seguinte, que é elucidativo, indicam-se os resultados:

"Ver tabela na imagem"

Assim se verifica que, não excluindo as receitas dos serviços autónomos, todas, á excepção dos impostos directos e indirectos, somam 639 000 contos, num total de 1 663 000 contos, e representam cerca de 38 por cento do total. No caso de se subtraírem os servidos autónomos, ou 339 000 coutos, as outras receitas ordinárias reduzir-se-iam a cerca de 300 000 contos apenas, excluídos, como se disse, os impostos directos e indirectos.

19. O facto mais saliente na evolução dos impostos directos entre os anos de 1955 e 1956 é a diminuição de cerca de 13 200 contos no imposto complementar e

de perto de 900 contos no imposto sobre as explorações. Estes importantes decréscimo nas parcelas que constituem o total deste capítulo ofuscaram e neutralizaram as maiores valias verificadas em outras rubricas.

Sem entrar na discussão das causas que motivaram as diminuições indicadas, é de notar que elas se deram justamente nas rubricas que se ligam aos rendimentos. E, se é certo haver vantagem na cobrança de imposto sobre o rendimento, também se deve ponderar que em países novos cobrar indiferentemente receitas pode levar a dificuldades no investimento.

No quadro seguinte indicam-se as receitas dos impostos directos discriminadas.