Nota-se, numa comparação com o ano de 1955, que quase todas as verbas aumentaram. A única excepção é a do distrito de Benguela. O aumento proveio da reforma de vencimentos.

Classes inactivas

37. Elevou-se a 21 555 contos esta despesa - mais 576 contos do que em 1955. Divide-se do modo que se segue:

Contos

Pessoal aguardando aposentação........ 1 066

Uma parte importante da despesa das classes inactivas é paga na metrópole. Constitui de facto a maior verba, como se indica a seguir:

Contos

Administração geral e fiscalização

38. A soma de 177 222 contos, que constitui a despesa deste capítulo, representa 13,6 por cento da despesa ordinária da província. Subiu muito em 1956 - de 143 505 contos para 177 222 contos. Os aumentos mais importantes deram-se nos serviços de administração civil, no da instrução pública, nos da saúde e higiene, no Corpo de Polícia e nas missões católicas portuguesas.

O quadro a seguir dá a discriminação:

Contos

Tribunal Administrativo................. 329

Inspecção da Administração Ultramarina.. 344

Assistência médica aos indígenas e

Serviços de prevenção e de luta contra

39. Está a aproximar-se a hora em que a província há-de necessitar de um estabelecimento de ensino superior, que englobe a formação de pessoal técnico.

Este problema delicado peide ser visto do diversos modos e, sem pretender apresentá-lo um forma definitiva, dão-se alguns elementos, que devem ser ponderados antes de qualquer resolução.

As condições climáticas de Angola são bastante diferentes das da metrópole. Embora, no mundo moderno os instrumentos de investigação possam ser facilmente adaptados a quaisquer circunstâncias, é certo que a experiência o a observação no local tem grande importância.

A formação de técnicos no meio em que irão exercer a sua acção parece ser vantajosa.

Por outra lado, talvez não haja conveniência, no momento actual, em criar um instituto dotado de todos os elementos que permitam o curso completo. Qualquer instituirão em Angola terá de ter um vista essencialmente a vida o actividade da província, e será por isso um estabelecimento especializado nas características da produção de uma vasta região tropical, com problemas próprios que necessitam de exame especializado.

Parece que também seria conveniente sujeitar os diplomados nas escolas da metrópole que pretendem exercer a sua função em Angola ou Moçambique a um curso de aperfeiçoamento nas províncias, em directo contacto com as condições e necessidades do meio.

Os serviços de instrução pública aumentaram a sua despesa para 28 233 contos, sem incluir as verbas das missões católicas portuguesas, também parcialmente utilizadas na instrução.

Este aumento foi em parte devido à reforma de vencimentos, e, por isso se refere a pessoal. Mas houve progressos sensíveis noutros aspectos.

No conjunto da despesa incluem-se os Liceus de Luanda e Sá da Bandeira e diversas escolas industriais e comerciais em Luanda, Benguela, Moçâmedes e Lobito, assim como escolas técnicas elementares em Malanje, Silva Porto e outras localidades.

As verbas da instrução tendem a aumentar. O próprio desenvolvimento das regiões do interior, como as de Malanje, de Nova Lisboa, e do Sul, além do rápido progresso da região dos Dembos e do Congo, exigirão dentro em breve a caiação de escolas agrícolas e comerciais. As primeiras podem ter influência considerável na exploração, e conviria ir preparando um plano de instrução agrícola adaptado às condições da província, que variam muito de norte para sul.