Segue a apreciação rápida do significado de cada uma das rubricas constantes do mesmo quadro.

Serviços de agricultara

45. Sabe-se que grande parte das exportações de Angola provêm da agricultura. Notáveis excepções são os diamantes, o peixe, e, a despontar para maiores valores, os minérios, como a manganês, o cobre e, possivelmente a aumentar em bem maiores quantidades, os de ferro e de urânio.

A agricultura continuará a ser, porém, por muito tempo a base da economia angolana, e a tendência é para ainda mais se acentuar a sua influência, logo que comecem a produzir as plantações de café feitas nos últimos anos, principalmente nos Dembos, e se efective um aproveitamento racional e em maior escala das possibilidades respeitantes a algodão de fibra longa e curta e a tabaco, que já amplamente as comprovou.

Assim, os serviços de agricultura devem desempenhar cada vez maior influência na vida económica provincial.

As suas dotações não são elevadas, uns 14 245 contos para toda a província, e parece faltarem ainda em diversas regiões de certa importância os elementos indispensáveis à experimentação agrícola e ao estudo das características de produção.

O exemplo de S. Tomé deve estar presente na memória dos orientadores da economia de Angola. Aquela rira província luta hoje com dificuldades, que possivelmente ainda se acentuarão, por não terem sido vistos a tempo e horas os efeitos da cultura do cacau por mais um século sem que fossem adicionados aos solos os correctivos e adubos essenciais à manutenção da produtividade. E assim se chegou a produções unitárias de cacau das mais baixas do Mundo e a situação financeira das empresas e da própria província que se avizinha de crise.

Angola deve evitar nas suas plantações de café e outras, diminuições de fertilidade, e só o estudo cuidadoso e investigação contínua dos métodos de exploração pode prevenir males futuros. A despesa dos serviços de agricultura, discriminada por classes, foi a seguinte:

"Ver tabela na imagem"

A despesa aumentou de 1287 contos, mas 961 contos representam acréscimo de pessoal. As verbas restantes mantiveram-se nos níveis de anos anteriores.

Há duas rubricas que merecem um comentário: as do fomento agrícola e de estudos agrológicos, botânicos e de economia agrária. Ambas são baixas para a obra a realizar.

As dotações foram respectivamente de 5000 contos e 600 contos, não totalmente gastas.

Julga-se que várias empresas particulares mantêm já hoje nalguns casos seus serviços próprios. E a coordenação dos resultados obtidos nestas empresas com os dos organismos do Estado pode ser muito profícua.

47. O aumento de 2329 contos verificado nestes serviços foi em grande parte (1735 contos) absorvido pelo pessoal. As restantes verbas mantiveram-se no nível do ano anterior.

No quadro a seguir indicam-se as principais despesas:

"ver tabela na imagem"

Já se apontaram em pareceres anteriores as largas possibilidades da pecuária na província de Angola. E não parece terem sido coroados de êxito os esforços realizados no sentido de as valorizar. Os serviços possuem uma larga rede de delegações espalhadas pela província e alguns laboratórios, estações e postos regionais, que têm naturalmente de lutar contra velhos costumes indígenas.

A boa resolução do problema da pecuária em Angola pode ter profunda influência na província e parece não ter sido ainda encontrado o caminho que leve à valorização adequada das possibilidades conhecidas em diversas regiões, sobretudo no sul.

Serviços florestais

48. Prossegue, embora em escala ainda reduzida, o trabalho de arborização e conservação de povoamentos florestais, além da correcção torrencial

Os gastos dos serviços subiram a 10 474 contos - mais 2001 do que no ano anterior. Pertencem a pessoal 3166 contos - mais 640 contos do que em 1955.

As verbas especiais de arborização e povoamento florestal e correcção torrencial (erosão) foram reforçadas, mais a segunda do que a primeira, como se nota nos números a seguir:

"Ver tabela na imagem"

Já se anunciou, e nalguns casos prosseguem os trabalhos, a constituição de empresas com o objectivo de aproveitamento de essências florestais. O fabrico de celulose deverá ser em breve uma realidade.