A exploração do madeiras pode alargar-se consideràvelmente tanto no Maiombe como em outras regiões, mas o repovoamento, em qualquer caso, é uma grande necessidade.

Geologia e minas

49. As despesas dos serviços de geologia e quinas foram de 4819 contos - um pouco mais do que em 1955, como se indica no quadro seguinte:

"Ver quadro na imagem"

Relembra-se ainda este ano o auxílio que estes serviços poderiam dar à pesquisa de águas, até para usos domésticos, dado que em certas regiões a falta de água para o homem e animais representa uma verdadeira calamidade na época seca.

Assim, os estudos de geologia e minas, com objectivo perfeitamente definido, no campo, são de grande interesse.

50. Gastaram-se nestes serviços 133 522 contos por força de despesas ordinárias - mais 35 917 contos do que em 1955 -, e a verba tende a aumentar, como, aliás, é necessário. Os números são muito mais volumosos no capítulo das desposas extraordinárias, onde se incluem verbas especiais para estradas (100 000 contos), edifícios e outras aplicações.

A obra que se está realizando nesta matéria em Angola é bastante grande e terá enorme projecção no futuro. Vão desaparecendo, pouco a pouco, as construções primitivas, cobertas de zinco, que formaram a base da ocupação civil. Mas, dada a vasta superfície da província, ainda levará bastantes anos a execução das necessidades fundamentais. No entanto, é visível a quem viaja no interior o esforço feito pelo Estado e particulares.

A despesa ordinária dos serviços de obras públicas pode dividir-se do modo que segue:

Contos

Construções o obras novas:

Conservação e aproveitamento:

Reparação e construção de

estradas de acesso ao caminho

É já importante a verba dos edifícios, que foi muito reforçada em 1956 - mais 13 584 contos do que em 1955. A esta verba há a acrescentar 12 000 contos utilizados pela brigada de construções de casas do Estado e outras despendidas por força do orçamento das despesas extraordinárias.

Além dos edifícios novos (52 365 contos), há o que se gastou na conservação e aproveitamento de imóveis (39 240 contos).

Seria vantajoso que os serviços enviassem uma nota dos principais edifícios constituídos com as verbas destinadas a obras novas em despesas ordinárias, assim como o utilizado por força da verba de 12 000 contos e outras inscritas em despegas extraordinárias.

Na rubrica de estradas e pontes, à verba de 28 724 contos, mais 2499 contos relativos às estradas de acesso ao caminho de ferro de Benguela, há a adicionar a dotação de 100 000 contos no orçamento de receitas o despesas extraordinárias que financia o plano rodoviário, de que adiante se dará um resumo, que completa o que já se publicou no parecer de 1954.

Outras despegas relacionadas com as obras públicas

51. Dada a importância destes serviços, e à semelhança com o que já se fez em anos anteriores, dá-se a seguir a indicação de outros gastos em obras públicas:

Contos

Para execução do plano de estradas............. 100 000

Brigada de construção de casas do Estado....... 12 000

Instalação de serviços de geofísica (Luanda)... 489

Esta verba, que em 1955 se fixara em 123 880 contos, desceu para 120 421 contos. Há a acrescentar o início do plano de construções prisionais e as habitações para indígenas. E dentro em breve, porventura, se organizará um plano de hospitais e enfermarias e de construções para escolas, hoje custeadas pelas verbas de edifícios.

52. Os gastos destes serviços foram um pouco inferiores aos de 1955: 6803 contos, contra 6507 contos. Discriminam-se como segue:

Contos

Serviço meteorológico

53. Subiu cerca de 1208 contos a despesa deste serviço. Os aumentos deram-se principalmente no pessoal e na aquisição de móveis, como se verifica a seguir:

Contos