61. As despesas mais importantes, além das mencionadas, são:

Contos

Ajudas de custo e gratificações............... 6 953

Adicionais para os orçamentos provinciais..... 21 680

Como se verifica, cabem nos encargos gerais as mais variadas despesas. Algumas delas virão a ser incorporadas nos serviços a que realmente pertencem.

62. No intuito de uniformizar o sistema de contabilização das receitas e despesas do ultramar com o da metrópole, incluíram-se este ano as verbas dos saldos de exercícios anteriores a 1956 nas receitas extraordinárias com respectiva contrapartida nas despesas - ao lodo 292 318 contos. Assim se avolumaram as receitas e despesas, e este facto deve ser levado em conta na comparação que haja de fazer-se com os anos anteriores. Os saldos dos exercícios a que se fez referência serão de futuro escriturados em conta de tesouraria.

Outro tanto se deu com a conta de saldos revalidados, que se arrastava de ano para ano.

O objectivo que se pretende atingir s o de incluir em receitas e despesas extraordinárias apenas o que realmente se recebeu e pagou relativamente ao ano.

Tendo na memória estas reservas u considerando o total do contabilizado, as receitas extraordinárias foram as que seguem:

Nota-se logo o volume da rubrica "Outros recursos", que inclui as verbas do encerramento da couta dos saldos apurados em exercícios findos. Do mesmo modo nesta conta se incluem os saldos revalidados. A soma de l 443 792 contos foi cobrada para os fins seguintes:

Contos

Saldos dos resultados apurados nas contas

As quatro rubricas são distintas. Adiante se indicará o que realmente foi gasto em 1956. quer em conta de anos anteriores, quer em conta do próprio ano. Assim se obterá a actividade desenvolvida em 1956. A origem das verbas destinadas ao Plano de Fomento - os 912 135 contos acima referidos - foi a seguinte:

Contos

Receitas próprias do Plano de Fomento......... 19 000

Os créditos revalidados formam a maior parte do total. Transitaram dos anos anteriores, e a parte que não foi gasta em 1956 será depositada em operações de tesouraria, para ir sendo levantada na medida da sua aplicação em cada ano. O total dos créditos revalidados a depositar no fim de 1956 naquela conta é de 107 764 contos, correspondendo 103 044 contos ao orçamento extraordinário e 4720 contos ao ordinário. No Fundo de Fomento de Angola as receitas extraordinárias subiram a 236 302 contos, assim divididas:

Contos

Receitas próprias do Fundo.......... 67 513

Outras receitas extraordinárias

foram as que seguem:

nas contas de exercícios anteriores

Os saldos de exercícios findos formam a parte mais avultada das receitas extraordinárias.