Transporte ....

Transportes fluviais ...

Estradas ....

Edifícios e monumentos ....

Higiene e sanidade ....

Total ....

Vê-se que as despesas extraordinárias pagas se elevam a 880 351 coutos e que as verbas maiores dizem respeito nos caminhos de ferro de Malanje até ao Lui u de Moçâmedes até Serpa Pinto, além do do Congo. Gastaram-se 283 625 contos nos caminhos de ferro em 1956.

Povoamento e rega No povoamento e rega do Cunene e estudo do Cuauza utilizaram-se 27 164 contos, assim divididos:

Estudo do Cuanza ....

Rega e enxugo do Cunene ....

Preparação de terrenos e povoamento do Cunene ....

Total ....

A obra do Cunene, de que também faz parte o aproveitamento hidráulico da Matala, com a respectiva barragem, que serve de ponte ao caminho de ferro na direcção dê Serpa Pinto, está incluída no Plano de Fomento e julga-se poder ser terminada nos prazos estipulados.

Prevê o aproveitamento dos terrenos regados pelas águas do Cunene e a instalação de colonos metropolitanos, além da produção de energia para Sá da Bandeira, Moçâmedes e zonas vizinhas.

Em 1956 a despesa relativa ao aproveitamento da Matala foi de 74 287 contos. Assim, na obra do rio Cunene gastaram-se:

Povoamento e rega ....

Aproveitamento hidroeléctrico ....

Total ....

O aproveitamento dos terrenos do vale do Cuanza e Bengo, além da zona de Catete, a que se fez referência pormenorizada, em apêndice, no parecer de 1904, está ainda no estágio dos estudos e nestes gastaram-se 547 contos em 1956.

Esta obra tem grande projecção na vida da província em caso de serem harmoniosamente combinadas as possibilidades de energia do rio com as da rega e navegação (no futuro). Os trabalhos a executar por entidades oficiais ou privadas em regime de concessão, ou sem ela, devem considerar as três utilizações possíveis do rio e os serviços oficiais devem estar atentos a que assim seja.

De contrário não se utilizará em toda a sua plenitude um dos maiores mananciais de energia e água para rega da zona central de Angola, próximo de um porto como o de Luanda e perto de centros de consumo de certa importância.

Cunene No Plano de Fomento inclui-se a obra do Cunene, que consiste no aproveitamento hidroeléctrico da Matala e ponte do caminho de ferro de Moçâmedes sobre a barragem, utilização de água para rega e colonização.

O orçamento total destas obras foi o seguinte:

Aproveitamento hidroeléctrico e ponte do caminho de ferro ....

Aproveitamento hidroagrícola ....

Total ....

Numa primeira fase concluir-se-á o aproveitamento hidroeléctrico e a ponte do caminho de ferro, no total de 325 000 contos, e gastar-se-ão 69 000 contos em aproveitamentos hidroagrícola» e 44 000 contos em colonização. O aproveitamento hidroeléctrico da Matala compreende a construção de uma central e barragem, que servirá de ponte ao caminho de ferro de Moçâmedes a Serpa Pinto, na extensão de 985 m, dos quais 720 III correm sobre a barragem.

A albufeira criada forma ura lago de regularização de 90000 000 m3 de água, susceptível de regar 3500 ha, e permite a instalação de dois grupos de 17 000 kW, que fornecerão energia a Sá da Bandeira e Moçâmedea por intermédio de linhas de alta tensão - de 150 kV e 168 km até Sá da Bandeira e 60 kV e 161 km até Moçâmtede».

O custo total destas obras, que incluem- o transporte e transformação da energia, a ponte do caminho de ferro e a estrada sobre a barragem do Cunene, soma 391 794 contos. Julga-se que as obras de irrigação de 3500 ha ficarão concluídas em 1957, com um dispêndio total de 77 000 contos, à razão de 22 contos por hectare.

Povoamento A primeira fase do plano de povoamento, a completar até fins de 1958, prevê o casto de 44 000 contos e compreende: o levantamento das povoações de Folgares e Matala (16 610 contos); a instalação de 197 famílias de colonos (1200 pessoas), na base de 130 contos por família, ou no total de 25 610 contos, e, finalmente, a despesa de 1780 contos em obras de interesse público nas novas aldeia» de colonização.

Talvez haja conveniência em conhecer o pormenor da despesa da instalação das 197 famílias, a que se aludiu acima, que deve custar 25 610 contos, ou 130 contos por família.

Os números aproximados são os seguintes, em contos:

Designação

Moradias e estábulos ....

Preparação de terras (5,5 lia de regadio e 30 ha de sequeiro) ....

Mobiliário ....

Alfaias agrícolas ....

Sementes e insecticida ....

Subsídio de alimentação e medicamentos no primeiro ano ....

Total ....