Transporte ....
Transportes fluviais ...
Estradas ....
Edifícios e monumentos ....
Higiene e sanidade ....
Total ....
Vê-se que as despesas extraordinárias pagas se elevam a 880 351 coutos e que as verbas maiores dizem respeito nos caminhos de ferro de Malanje até ao Lui u de Moçâmedes até Serpa Pinto, além do do Congo. Gastaram-se 283 625 contos nos caminhos de ferro em 1956.
Povoamento e rega
Estudo do Cuanza ....
Rega e enxugo do Cunene ....
Preparação de terrenos e povoamento do Cunene ....
Total ....
A obra do Cunene, de que também faz parte o aproveitamento hidráulico da Matala, com a respectiva barragem, que serve de ponte ao caminho de ferro na direcção dê Serpa Pinto, está incluída no Plano de Fomento e julga-se poder ser terminada nos prazos estipulados.
Prevê o aproveitamento dos terrenos regados pelas águas do Cunene e a instalação de colonos metropolitanos, além da produção de energia para Sá da Bandeira, Moçâmedes e zonas vizinhas.
Em 1956 a despesa relativa ao aproveitamento da Matala foi de 74 287 contos. Assim, na obra do rio Cunene gastaram-se:
Povoamento e rega ....
Aproveitamento hidroeléctrico ....
Total ....
O aproveitamento dos terrenos do vale do Cuanza e Bengo, além da zona de Catete, a que se fez referência pormenorizada, em apêndice, no parecer de 1904, está ainda no estágio dos estudos e nestes gastaram-se 547 contos em 1956.
Esta obra tem grande projecção na vida da província em caso de serem harmoniosamente combinadas as possibilidades de energia do rio com as da rega e navegação (no futuro). Os trabalhos a executar por entidades oficiais ou privadas em regime de concessão, ou sem ela, devem considerar as três utilizações possíveis do rio e os serviços oficiais devem estar atentos a que assim seja.
De contrário não se utilizará em toda a sua plenitude um dos maiores mananciais de energia e água para rega da zona central de Angola, próximo de um porto como o de Luanda e perto de centros de consumo de certa importância.
Cunene
O orçamento total destas obras foi o seguinte:
Aproveitamento hidroeléctrico e ponte do caminho de ferro ....
Aproveitamento hidroagrícola ....
Total ....
Numa primeira fase concluir-se-á o aproveitamento hidroeléctrico e a ponte do caminho de ferro, no total de 325 000 contos, e gastar-se-ão 69 000 contos em aproveitamentos hidroagrícola» e 44 000 contos em colonização.
A albufeira criada forma ura lago de regularização de 90000 000 m3 de água, susceptível de regar 3500 ha, e permite a instalação de dois grupos de 17 000 kW, que fornecerão energia a Sá da Bandeira e Moçâmedea por intermédio de linhas de alta tensão - de 150 kV e 168 km até Sá da Bandeira e 60 kV e 161 km até Moçâmtede».
O custo total destas obras, que incluem- o transporte e transformação da energia, a ponte do caminho de ferro e a estrada sobre a barragem do Cunene, soma 391 794 contos.
Povoamento
Talvez haja conveniência em conhecer o pormenor da despesa da instalação das 197 famílias, a que se aludiu acima, que deve custar 25 610 contos, ou 130 contos por família.
Os números aproximados são os seguintes, em contos:
Designação
Moradias e estábulos ....
Preparação de terras (5,5 lia de regadio e 30 ha de sequeiro) ....
Mobiliário ....
Alfaias agrícolas ....
Sementes e insecticida ....
Subsídio de alimentação e medicamentos no primeiro ano ....
Total ....