Em 1956 o imposto de rendimento cobrado foi superior em perto de 11 0OO contos ao orçamentado. Juntando-lhe o suplementar, a maior valia é de um pouco menos do que 15 000 contos. Mas no caso do imposto indígena o aumento em relação ao orçamentado foi de apenas 1116 contos. Na contribuição comercial, que se lhes segue em importância, cobraram-se mais 2446 contos.

No que diz respeito a comparações com o ano de 1955 nota-se aumento de 20 167 contos, quase todo no imposto de rendimento e suplementar.

No quadro a seguir faz-se a discriminação dos impostos directos e comparam-se as cobranças de 1956 com as de l955, em contos:

Vêem-se as diminuições nos impostos de sisa e indígena e lios juros de mora e taxa de 3 por cento de dívidas.

Em «Diversos», que muito avolumavam a receita em 1938, há agora a considerar apenas a receita que ainda se cobrou de impostos directos já extintos.

Na contribuição comercial e industrial o aumento foi de 1397 contos. Havia sido 1454 contos no ano anterior.

O que interessa nesta contribuição é a verba cobrada por meio de licenças (26 346 contos). O adicional de 20 por cento rendeu 4864 contos.

Continua suspenso o lançamento de uma contribuição predial progressiva sobre terrenos não aproveitados.

O imposto de sisa teve um decréscimo de cerca de 1000 contos. O cobrado em 1955 fora excepcional.

No imposto sobre as sucessões e doações o aumento de 674 contos está em acordo com o desequilíbrio verificado em anos anteriores.

A experiência de Moçambique parece demonstrar a possibilidade de uma gradual evolução dos impostos no sentido dos rendimentos. Sem classificar de espectaculosa a subida dos impostos indirectos em 1956, que tiveram o acréscimo de 60 524 contos, pode dizer-se que, financeiramente, eles ajudaram a manter o nível das receitas.

Deram-se aumentos em todas as rubricas que formam o capítulo, mas foram os direitos de importação que produziram o grande acréscimo, visto em 60 524 contos se incluírem 46 578 contos de direitos sobre o que se importou.

Indicam-se a seguir, expressos em contos, os impostos indirectos, com a discriminação da sua origem:

A soma de 401 766 contos de direitos de importação é a mais alta atingida até hoje na província e está em directa relação com o grande aumento de mercadorias importadas. Representa 76 por cento do total dos impostos indirectos, cifra igual a do ano anterior.

Já se deram pormenores sobre o comércio externo na província e a influência que os altos déficits podem exercer na sua vida económica.