forem excluídos, obtêm-se as receitas pròpriamente ditas, ou 79 972 contos:

Receitas propriamente ditas ..... 79 972

Serviços autónomos .............. 1 592 141

Nas receitas propriamente ditas incluem-se diversas relacionadas com a assistência pública, imigrantes e outras.

Um quadro mostra as principais:

Emolumentos das alfândegas (pessoal externo) ... 5 554

Emolumentos (departamento marítimo)............. l 237

Nos 21 362 contos há a considerar um adicional ao imposto de rendimento (4852 contos), a sobretaxa de l l/2 por cento de selo especial sobre prémios de seguros para fiscalização da indústria (1517 contos), a receita de operações cirúrgicas em estabelecimentos hospitalares (1580) e várias outras verbas referentes a multas, emolumentos diversos e custas nas execuções fiscais e ainda algumas dispersas pelos serviços.

Serviços autónomos Descrever-se-ão nas respectivas secções do capítulo das despesas os- serviços autónomos, com receitas que têm grande projecção na vida económica da província.

Os de maior relevo financeiro são o dos portos, caminhos de ferro e transportes e o dos correios, telégrafos e telefones. As receitas dos restantes, com excepção do Conselho de Câmbios, são muito menores.

Indicam-se a seguir, discriminadas, as receitas dos serviços autónomos:

Houve uma pequena diminuição no Fundo de Fomento Orizícola. Mas todos os outros acusam aumentos, nalguns casos muito importantes, como na Direcção dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes.

Nota-se já a influência da abertura do troço do caminho de ferro do Limpopo, com receitas incluídas no caminho de ferro de Lourenço Marques, que atingiu neste ano a fronteira.

Assim, os portos, caminhos de ferro e transportes acusam um acréscimo de 142 035 contos nas suas receitas.

Saldos dos serviços autónomos Todos os serviços autónomos acusam saldos positivos. Nalguns casos, como no dos portos, caminhos de ferro e transportes, o saldo positivo é bastante grande - cerca de 225 376 contos, como se indica a seguir: