Estão em plena amortização alguns dos empréstimos acima mencionados. O de 601 250 contos, amortizável em sessenta semestralidades, já foi amortizado com quantias incluídas na 9ª e 10ª; no de 530 000 dólares, destinado à central térmica de Lourenço Marques, a liquidar em trinta e duas semestralidades, já se pagaram a 3ª e a 4ª, e no de 5 300 000 florins, destinado a um cais no porto da Beira, liquidou-se a 5.ª prestação.

É de interesse notar que o Tesouro recebeu (reembolsos e reposições) da Direcção dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes 92 339 contos para o serviço do seu débito à província.

Evolução dos encargos da divida Os encargos da divida subiram muito nos últimos anos, devido a novos empréstimos contraídos para as obras de fomento em curso.

Foram os seguintes desde 1938:

Contos

Nota-se a subida nos últimos três anos. Em 1953 pouco passavam de 36 000 contos; em 1956 ultrapassavam os 82 000 contos.

Dado, porém, o carácter reprodutivo em que foi empregada uma parte da dívida e os rendimentos normais os serviços que os aplicaram, que apresentam saldos substanciais, não oferece cuidados a subida dos encargos.

E de notar que uma parte importante da dívida contraída nos últimos anos se destinou ao caminho de ferro do Limpopo e ao porto da Beira. Em ambos os casos foi muito reprodutivo o seu emprego. Subiu para 5810 contos a despesa desta rubrica, devido a melhores dotações nos governos dos distritos. Em parte, este aumento derivou do novo regime administrativo - extinção das províncias e criação de maior número de distritos. Também influiu a reforma de vencimentos. A maior valia foi de cerca de 1016 contos. Só nos governos distritais o aumento se arredonda em 832 contos.

Indicam-se a seguir discriminadas as verbas:

Classes inactivas Como era de prever, aumentou, embora pouco, a despesa das classes inactivas, que atingiu 27 242 contos- mais 832 contos do que em 1955. Mas a compensação de aposentação, contabilizada em receitas (reembolsos e reposições), também aumentou de 7 206 contos para 10 460 contos. Houve, pois, melhoria nos saldos relacionados com o serviço das classes inactivas.

A discriminação da despesa, no que se refere aos locais de pagamento, é como segue:

Administração geral e fiscalização Foi bastante elevado o aumento de despesa nestes serviços. Aproximou-se de 40 000 contos. Deu-se em todas as rubricas, mas as verbas mais salientes foram as dos serviços da instrução pública, de saúde e das missões católicas e no Conselho de CAmbios e Inspecção Bancária.

No quadro a seguir discriminam-se as despesas:

Incluem-se no quadro acima transcrito as despesas de alguns serviços autónomos, que somavam 92 441 contos e tiveram o aumento de 9076 contos, como se indica a seguir:

Serviços de saúde Considerar-se-ão nesta rubrica, não só os serviços propriamente de saúde, mas também as verbas da Comissão Central de Assistência Pública, que teve a despesa- de 21 096 contos, idêntica à receita.

A Comissão Central de Assistência Pública tem delegações distritais e exerce a sua actividade através delas.