A despesa dos serviços de saúde subiu para 85 625 contos - mais 4835 contos do que no ano anterior.

Estes serviços possuem hoje uma rede bastante complexa de dependências espalhadas por toda a província e procuram neutralizar velhos hábitos indígenas, que muito afectam o seu estado sanitário. Trabalham em coordenação com os governos distritais.

A parcela importante da sua despesa refere-se a pessoal.

Além da respectiva direcção, na capital da província, os serviços têm a seu cargo o Hospital Central Miguel Bombarda, de Lourenço Marques, e os de Inhambane, Central Rainha D. Amélia, Beira, Chimoio, Tete, Quelimane, Mocuba, Nampula, Moçambique, Porto Amélia e Vila Cabral.

Parece haver necessidade de melhorias nestes hospitais e nalguns casos a sua substituição por edifícios novos, apropriados ao fim a que se destinam.

Talvez fosse vantajoso estabelecer um programa de construções hospitalares, a executar em certo número de anos, que englobasse os hospitais centrais de Lourenço Marques e Beira e, possivelmente, outros mais paru norte e os hospitais regionais convenientemente situados.

Tem, na verdade, feito progressos o estado sanitário da província e são dignos de nota os resultados obtidos em certas regiões, como se indicou no ano passado. Além dos hospitais, os serviços sanitários têm a seu cargo laboratórios de análises bacteriológicas e anatomia, serviços de hemoterapia, manicómios (Marracuene), delegacias de saúde em todos os distritos, um círculo de saúde, com centro de diagnóstico e profilaxia da tuberculose em Manica e Sofala, serviços de radiologia e agentes físicos na Beira, além de outras dependências da iniciativa de governadores, com a colaboração destes serviços. Também há dispensários de combate à tuberculose e serviço de combate à lepra.

As condições climáticas, a própria orografia de Moçambique, com uma extensa faixa do litoral de baixa altitude, o carácter torrencial dos seus rios, que formam lagoas extensas em algumas zonas, são propícios ao desenvolvimento de certas doenças, que enfraquecem o organismo e debilitam as populações, com repercussão grave na economia provincial.

Já no ano passado se aludiu à bilharzíase e outras doenças, que têm sido objecto de cuidados espec iais.

Os serviços de saúde lutam contra atavismos indígenas, costumes arraigados no seu espírito através dos tempos. A sua tarefa não é fácil.

Embora pareça grande a dotação na relatividade das verbas, ela ainda está aquém das necessidades.

Basta notar que as cifras mais importantes que a formam -as dietas (9225 contos), medicamentos, apósitos, vacinas, instrumentos cirúrgicos, artigos de farmácia (18 283 contos) e assistência maternal aos indígenas (2369 contos) - precisam de ser reforçadas. Também aumentou bastante a despesa da instrução pública, devido, em grande parte, à reforma dos vencimentos.

Ela pode dividir-se em duas grandes verbas, como segue:

Contos

Na verba de instrução pública está incluída a de pessoal, que se elevou a 30 907 contos, sem englobar gratificações.

O ensino liceal é ministrado nos Liceus de Lourenço Marques e da Beira e vários colégios em diversos pontos da província e o ensino técnico compreende escolas industriais e algumas comerciais em Lourenço Marques, Beira, Zambézia, Nampula e outras localidades.

Parece haver conveniência em criar nalgumas zonas escolas agrícolas, de ensino elementar e médio.

Não existem também institutos de ensino superior, e os alunos da província, ou vão cursar Universidades nos territórios vizinhos, ou vêm à metrópole.

O desenvolvimento crescente das actividades da província parece indicar a necessidade da formação dum instituto misto de investigação e profissional, que concederia diplomas de aptidão, com ingresso em serviços oficiais.

O problema não é novo e tem sido já resolvido em outros territórios de características idênticas. Necessita de ser pon derado convenientemente, em acordo com os institutos metropolitanos, dos quais podia ser, pelo menos nos primeiros tempos, uma espécie de delegação. As missões católicas portuguesas são concedidos subsídios nos termos do Estatuto Missionário, como à Arquidiocese de Lourenço Marques e Dioceses da Beira, Quelimane e Nampula, assim como outros para serviços de enfermagem, e hospitalares nos manicómios e leprosarias.

Estão a cargo das missões as escolas rudimentares para indígenas.

Também as missões receberam subsídios extraordinários para a construção da catedral de Nampula, já pronta, e para a construção de diversos colégios e paço episcopal de Quelimane, que somaram ao todo 36 606 contos.

As verbas mais importantes dizem respeito à catedral de Nampula (3100 contos), Colégio Vasco da Gama, de Nampula (1000 contos), expansão missionária da Arquidiocese de Lourenço Marques (1000 contos), paço episcopal de Quelimane (800 coutos) e ampliação do colégio de Vila Perry (500 contos), internato de raparigas de Nampula (500 contos) e expansão missionária de Tete (600 contos).

Serviços de Fazenda Grande parte do aumento destes serviços deu-se em pessoal e nos serviços de Fazenda e contabilidade.

No quadro adiante indicam-se a:; despesas dos diversos serviços:

(Ver quadro na imagem)