financiados por verbas especiais incluídas no orçamento dos serviços autónomos.

As verbas de estradas e pontes - despendidas por força dos dois orçamentos: ordinário e extraordinário - atingiram 90 868 contos, sendo 18 950 em pontes e 71 918 em estradas.

No quadro a seguir resumem-se as despesas totais dos serviços de obras públicas feitas com obras novas:

(Ver quadro na imagem)

Conservação de móveis e imóveis Além das verbas já mencionadas, as obras públicas utilizaram outras na conservação e aquisição de móveis.

Algumas já se mencionaram, inscritas na direcção dos serviços, outras dividem-se por diversas rubricas nos distritos e podem exprimir-se do modo que segue:

(Ver quadro na imagem)

Nos números deste ano já aparecem, subdivididas por distritos, as verbas das obras públicas. Como se verifica no quadro, não foram de grande relevo as despesas. Tirando as de Quelimane, Manica e Sofala e Nampula, as restantes não atingem 2000 contos.

As obras públicas em Moçambique fez-se o ano passado uma resenha geral, compatível, com os limites em que se movimenta a apreciação das contas do ultramar, sobre o serviço de obras públicas na província.

Tem grande interesse para o futuro o bom aproveitamento das verbas, porquanto uniu parte da actividade destes serviços forma a infra-estrutura da vida económica e social da província.

Não falando por agora na importância dos edifícios a construir num país em pleno desenvolvimento, as comunicações tem grande influência no futuro económico.

Analisou-se já com certa largueza a posição do comércio externo e citou-se o elevado déficit do 1956.

Por outro lado, sabe-se que Moçambique, quer no sul quer no centro e norte, pode alargar muito a sua capacidade de atracção de turistas - de pessoas que, vivendo nos planaltos do interior, procuram no Verão repouso nas praias do litoral.

Há, pois, duas influências a impulsionar um rápido desenvolvimento da rede de transportes: a de fácil movimentação de mercadorias no interior através de estradas afluentes aos três grandes caminhos de ferro - do Lourenço Marques-Lirapopo. da Beira e de Moçambique - e a do tráfego e movimentação de passageiros dos países vizinhos para o litoral, sem falar nas vias férreas de menos importância.

rima rede de estradas convenientemente orientada, incluindo transversais e afluentes aos caminhos de ferro, constitui uma necessidade urgente e até com prioridade sobre outras aplicações dos investimentos disponíveis.

A obra de construção de novas estradas e pontes está em marcha. Com a experiência adquirida em trabalhos que tiveram alguns desaires, procura-se alcançar no mais curto espaço de tempo a conclusão de alguns troços fundamentais, como a ligação da Beira à Rodésia, a de Lourenço Marques à Beira, a da Niassalândia à Rodésia do Sul, através de Tete, e ainda outras.

Não está à vista o nove plano decenal de estradas, mas são patentes as linhas gerais, que parecem s er bem concebidas o levar em conta as possibilidades agrícolas das zonas que atravessam.

A necessidade de considerar as estradas afluentes aos caminhos de ferro aparece como importante objectivo a atingir num futuro próximo, se se pretender impulsionar vivamente as exportações.

Talvez que no novo Plano de Fomento possam ser tomadas em consideração as ideias acima expostas.

No ano passado deu-se uma resenha das vias de maior relevo, algumas já agora em estado de adiantamento. Não vale a pena repetir o que então se disse sobre a matéria e, se uma vez mais se voltou a este assunto, é porque ele tem, na verdade, uma importância fundamental, aliás conhecida dos chefes da província, que procuram no presente momento orientá-lo no sentido prático e realista. Já se indicou para os serviços de obras públicas a verba total gasta, que foi de 61 996 contos. Se agora se procurar o seu destino, encontram-se os números que seguem:

Contos

Nas dotações de material encontram-se as despesas de construção de obras novas e conservação de móveis R imóveis. Elas referem-se apenas às despesas ordinárias.

Serviços de indústria e geologia É pequena a despesa destes serviços. Um dos objectivos de principal interesse, no presente momento, é o levantamento de uma carta geológica.

Têm sido feitas várias tentativas neste sentido e há diversas entidades a tratar do assunto.

A província tem uma vasta área, em parte quase inacessível. Talvez fosse possível coordenar os elementos dispersos e os resultados de diversas missões num plano de conjunto.

Ultimamente, com a formação da brigada do Zambeze, e em outros anos, com o envio de missões geológicas a diversas zonas, obtiveram-se, ou estão a obter-se, elementos de grande interesse que conviria coordenar.

A verba de 6309 contos é pequena, sobretudo quando se consideram as vastas distâncias e o carácter dos solos.