1956, o que amplamente compensa a pequena descida no porto da Beira.

Quanto ao caminho de ferro de Tete, com a receita de 14 300 contos e a despesa de 13 800 contos, manteve o saldo positivo de 500 contos do ano anterior. Viu-se que a carga transportada aumentou.

Viu-se no capítulo das receitas que a dívida da província provém principalmente do recurso ao crédito utilizado na construção de caminhos de ferro e portos.

No quadro a seguir indicam-se as somas recebidas e os saldos em débito, assim como os tomadores dos empréstimos:

(Ver quadro na imagem)

(a) 670 000 dólares ao cambio de 28$95.

(b)5 000 000 de florins ao câmbio de 7$60.

Apenas os empréstimos mencionados nas contas D, E e G foram contraídos no estrangeiro e somam um capital relativamente pequeno em relação ao conjunto.

Já se notou que as receitas cobrem amplamente o serviço doa empréstimos, que estão a ser amortizados normalmente.

Serviços meteorológicos A despesa destes serviços foi de 8168 contos - superior em 2106 contos à de 1955. Mais de 50 por cento destina-se a pessoal dos serviços e dos observatórios astronómicos de Lourenço Marques e dos observatórios e estações meteorológicas de diversas regiões da província. A despesa dos serviços militares subiu este ano para 111 282 pontos mais 16 589 contos do que em 1955. As duas verbas de maior relevo no total são as de pessoal e as do Fundo de Defesa Militar. A primeira subiu bastante (10 000 contos, números redondos) em relação ao ano anterior e a segunda manteve-se no mesmo nível (15 640 contos).

No quadro a seguir discriminam-se as verbas:

Contos

Construções e grandes reparações em

aquartelamentos e edifícios militares........... 4 500

Conservação de semoventes,

Despesa com a instrução militar

Despesa com o pessoal militar europeu Manteve-se em nível idêntico ao de 1955 a despesa dos serviços de marinha, que somou 39 377 contos e pode desdobrar-se da forma que segue:

Contos

Na despesa incluem-se os serviços de farolagem, oceanográficos e radiotelegráficos e as Capitanias dos Portos de Lourenço Marques, Beira,

Quelimane, Chinde, Moçambique e Porto Amélia, assim como delegações marítimas em Nacala e outras localidades.

A missão hidrográfica teve a despesa de 4394 contos.

Encargos gerais As dotações inscritas em encargos gerais continuam a ser altas; em 1956 representaram cerca de 17 por cento das despesas ordinárias. Elas dispersam-se por vários artigos e alíneas e não é possível dar uma resenha completa do seu emprego.

Com a gradual remodelação das contas ultramarinas muitas dessas dotações serão transferidas para outros lugares. Há toda a conveniência em operar a transferência, porque será mais fácil depois obter o custo de cada serviço. Aliás, a simples enumeração das verbas inscritas nos encargos gerais indica que algumas se referem a pessoal pertencente a diversos serviços.

Em 1956 o total pago por força de verbas inscritas em encargos gerais elevou-se a 348 813 contos - mais 15 650 contos do que em 1955.

Um resumo dos encargos gerais pode dar ideia da sua distribuição e conteúdo:

Contos

Quota-parte da província nos encargos na