Distribuição das receitas Os capítulos mais produtivos são os das consignações de receitas, os impostos indirectos e as taxas. No primeiro capítulo incluem-se os serviços autónomos, que o avolumaram, e no segundo os direitos aduaneiros reflectiram em 1956 as melhorias no comércio externo.

Ver tabela na imagem

Nota. - As verbas em redondo são em contos; as em itálico são em milhares de rupias.

No quadro indicam-se as receitas para certo número de anos, em milhares de rupias o contos. Se forem comparados os números de 1950 e 1956, nota-se facilmente o caminho andado.

Composição das receitas Para tornar mais clara a influência de cada capítulo no total das receitas, calculou-se a percentagem que cabe a cada um no total e exprimiu-se tudo nos números que seguem, para o ano de 1956:

ver tabela na imagem

Os três capítulos principais, os impostos indirectos, as taxas e as consignações de receitas comparticipam em 80 por cento das receitas. E aos directos e indirectos, que na metrópole coutem cerca de 70 por cento, apenas correspondem 39,1 por cento. O aumento neste capítulo orçamental foi de 983 contos e acentuou-se principalmente na contribuição industrial, como se indica a seguir, em contos

ver tabela na imagem O grande desenvolvimento nas importações em 1956 deu lugar a maiores receitas nos impostos indirectos, que suo formados em grande parte pelas taxas aduaneiras. Em moeda metropolitana este capítulo teve a receita de 55 137 contos, mais 3000 do que em 1955.

Os números, em rupias, são os que seguem:

Milhares de rupias

Mostra-se que os direitos de importação representam cerca do 85 por cento dos impostos indirectos. Tá se viu acima o pormenor das importações e as diferenças em relação a 1955, que ocasionaram maiores cobranças neste capítulo. Há a assinalar o aumento de um pouco menos de 2000 contos nas receitas deste capítulo. Este acréscimo proveio quase todo do imposto mineiro (681 900 rupias, num total de 697 106), em virtude de muito maiores exportações.

O imposto de tonelagem também rendeu mais devido ao transporte de minério.

Taxas Nas taxas deram-se algumas modificações de relevo. Elas são formadas por grande número de rubricas. As mais importantes são as seguintes:

Milhares de rupias