ver tabela na imagem

A última coluna contém os índices relativos a 1938. E nota-se que parece ter sido atalhado o declínio iniciado em 1950.

A composição das receitas ordinárias na província d e Macau mostra diferenças sensíveis quando comparadas com as de outros territórios nacionais.

Em Macau o capítulo das taxas comparticipa em cerca de 36 por cento do total. E na verdade o capítulo de maior produção de receitas, seguido, como um outras províncias, pelo das consignações de receitas.

Os impostos indirectos concorrem com monos de 5 por cento.

Vale a pena examinar os número do quadro seguinte, que dão as variações do contributo de cada capítulo orçamental para as receitas:

Ver tabela na imagem

Podem comparar-se as porcentagens dos dois capítulos das taxas e do domínio privado em 1938 e 1956. Houve como que uma inversão. As primeiras subiram do 7 para 35,7 por cento e as segundas desceram de 68 para 3,2 por cento. Sabem-se as razões. No quadro a seguir discriminam-se, em patacas e coutos, as receitas ordinárias:

ver tabela na imagem

Também é digno de registo que as cobranças ultrapassaram bastante as previsões. Com efeito, havia sido prevista a cobrança de 17 545 000 patacas, e cobraram-se 18 363 000 patacas, ou 100 995 contos. A diminuição de 134 400 patacas nestes impostos foi devida principalmente a baixa nas contribuições industrial e predial. Houve melhoria apreciável no imposto sobre as sucessões e doações (mais 98 800 patacas), que neutralizou até certo limite as diminuições notadas nas diversas rubricas que formam os impostos directos.

A seguir discriminam-se estes impostos, com as respectivas variações em relação a 1955:

Relacionado-as com 1955, ha a destacar aumentos em todos os capítulos, com excepção dos impostos directos e do domínio privado.

O acréscimo mais acentuado (mais l 664 802 patacas) teve lugar nas taxas e nas consignações de receitas. Mas neste último caso influíram as contas dos serviços autónomos, o principalmente os correios, telégrafos e telefones.

Ver tabela na imagem