portados por Díli apodrece ou não se colhe, nada ganhando as populações vizinhas com os embaraços opostos às reexportações. E de crer, pois, que sejam passageiras as medidas restritivas. Soja, porem, como for, a província tem de procurar na actividade interna o suplemento de produções para exportação e partir do princípio da que não mais voltarão as reexportações de há anos.

O melhor aproveitamento dos solos, com maiores produções unitárias, pode concorrer para tal objectivo.

Por outro lado, a província parece poder adaptar-se à exploração de recursos mineiros, como o ferro e o manganês, que já exportou para o Japão. E, ultimamente, prosseguem com intensidade as prospecções petrolíferas, que, a serem bem sucedidas, modificarão bastante a sua economia. A Ásia ocupa o lugar mais importante no comércio exterior de Timor.

Em 1956 as importações e exportações tiveram a origem seguinte, em milhares de patacas:

Ver tabela na imagem

Vê-se que a comunidade portuguesa - metrópole e ultramar - comparticipa em 2 648 000 patacas nas importações e em 348 000 nas exportações e que a Ásia o a Europa são as duas zonas em que mais se faz sentir a importação e a exportação.

Não parece possível modificar muito a actual estrutura da repartição do comércio externo de Timor.

A sua posição geográfica, vizinha da Austrália, indica naturalmente a intensificação do comércio com esto país. por outro lado, a falta ou dificuldades nas comunicações com a metrópole traça até certo ponto

os seus mercados. A Europa, contudo, comparticipa em elevado grau no seu comércio exportador, devido à excelente qualidade do café, e a Ásia aparece como principal mercado importador. As receitas ordinárias melhoraram de cerca de 557 000 patacas em relação ao exercício de 1055 e com as extraordinárias atingiram a cifra de 15 783 748 patacas, ou 98 648 contos.

Foi até certo ponto inesperado este aumento de receitas, porquanto as previsões foram de, apenas, 11 243 832 patacas. Ver-se-á adiante a causa do aumento.

No que diz respeito às receitas extraordinárias, formadas por um subsídio reembolsável da metrópole, por saldos revalidados e recursos de exercícios findos quase na totalidade, houve também um aumento em relação a 1955.

Em conjunto as receitas tiveram a origem que segue:

Ver tabela na imagem

Ainda se incluem este ano nas receitas ordinárias recursos provenientes de saldos de anos económicos findos, 110 total de 533 045 patacas, eu 3450 contos. Pondo de lado os saldos de anos económicos findos, incluídos nas receitas ordinárias, estas elevaram-se a 8 377 910 patacas, mais cerca de 557 000 do que no ano anterior. Ainda se mio atingiu o máximo de receitas, que teve lugar em .1953, com 9 554 000 patacas, mas tem havido nítido progresso desde 1954, como se pode ver no quadro que segue:

ver tabela na imagem

Não se pode dizer, por comparação com outras províncias ultramarinas, ter sido lenta a evolução das receitas ordinárias, visto em 1956 o seu índice de aumento, na base de 1938 igual a 100, ser de 620, só