importante da designada por "Missões católicas" refere-se à instrução.

Os aumentos deram-se principalmente na administração civil e em menor quantitativo nos serviços de saúde.

Serviços de Fazenda Não houve grandes alterações nestes serviços, que tiveram a despesa de 317 000 patacas, ou 1979 contos, discriminados a seguir: Aumentaram para 98 655 patacas as desposas destes serviços. Embora pequeno em valor absoluto, o aumento torna-se perceptível em percentagens. A despesa, total fui, como se disse, de 98 655 patacas, mais 23 657 patacas do que em 1955. A verba de 7819 contos, ou 1 251 000 patacas, que forma a despesa dos serviços de fomento, é inferior em 118 contos à de 1955, embora nalgumas rubricas tivessem lugar aumentos.

O decréscimo mais importante deu-se no serviço de obras públicas, como se verifica no quadro a seguir:

O Plano de Fomento supre até certo ponto a pequenez da verba das obras públicas. Gomo é sabido, têm-se executado trabalhos de reconstrução por força de dotações especiais. A despesa das obras públicas discrimina-se como segue:

Na verba de material incluem-se apenas 11 055 patacos para obras novas. A maior parte dos gastos mencionados refere-se à conservação de estradas (279 000 patacas) e à conservação de prédios urbanos (132 399 patacas).

Existe na província uma repartição dos serviços de agricultura e veterinária, que despendeu 114 000 patacas em 1956.

Os correios, telégrafos e telefones, que tiveram a receita de 287 846 patacas (domínio privado), acusam a despesa de 308 000, números redondos, fechando pois suas contas com déficit avultado.

Serviços militares e de marinha A despesa destes serviços subiu a l 809 800 patacas, assim divididas:

Sobressaem nos serviços militares o pessoal, incluindo alimentação, e a aquisição de móveis e semoventes, além da conservação de móveis e imóveis.

A despesa do Fundo de Defesa Militar do Ultramar elevou-se a 71 586 patacas.

As verbas nos serviços de marinha referem-se às capitanias dos portos, aos serviços de farolagem e balizagem e a navios e rebocadores.

Encargos gerais Também aumentou, embora pouco, a despesa dos encargos gerais, que se arredonda em l 498 713 patacas, discriminados como segue:

Quota-parte da província em encargos

Adicional à contribuirão industrial

Despesas com a docagem, inspecção

e reparação do navio D. Aleixo,

É de notar que a verba mais importante se refere a deslocações de pessoal dentro e fora da província.

No resto as verbas sofreram várias alterações, havendo a considerar, incluída nesta rubrica, reparações de um navio e de um avião.

Vê-se também que diminuíram as quotas-partes da província em encargos da metrópole, resultantes de menor despesa com a Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar.

Continua a ser subsidiado o edifício da Associação Comercial de Díli. Foram-lhe destinadas 50 281 patacas em 1956.