nos uns escassos 8 Km que estão feitos ,se encontra somente no papel.

E este, de uma maneira geral, o aspecto com que se apresenta o plano de estradas nacionais do concelho. Repara-se que só se faz referência às que se consideram essenciais, porquanto estradas como a nacional n." 350, por nos parecer de menor interesse, não lhes fademos referência; se, .porém, a tivéssemos que classificar, classificá-la-íamos de caminho em ruínas.

Voltemo-nos agora para um outro problema talvez mais grave, porquanto, se para. o exposto está ao alcance ri n entidade respectiva a sua solução, para O' que vamos apresentar a entidade responsável não lha pode dar: trata-se do problema das estradas municipais.

No concelho de Pombal o problema está equacionado pela Direcção de Urbanização de Leiria no que diz respeito ao seu traçado. O problema está tecnicamente resolvido no papel. Com a comparticipação do Estado, será possível Não- há dúvida de que é. Simplesmente, cube aqui uma pergunta: valerá a pena executar uma obra quando li á de antemão a certeza absoluta de a não podermos manter em estado de servir os fins para que foi criada? A resposta tem de ser, necessariamente, não.

Também não há dúvida de que não haverá hoje no País uma dezena do câmaras que possam suportar o encargo de uma conservação eficiente das estradas que têm sob a sua alçada. A solução seria talvez uma comparticipação para conservação que atingisse uma percentagem idêntica à que é dada para construção.

Ficaria para as câmaras a totalidade da despesa efectuadas ; com conservação dos caminhos municipais e, esta mesmo, sabe- Deus à custa de que sacrifícios.

Corrobora a nossa, opinião, no que diz respeito u estradas municipais, o seguinte exemplo: a estrada municipal de Castelo- Abjul- Freixianda - Cabaços tem o pedido de com participação para reparação do pavimento e correcção ; do traçado feito desde 31 de Julho de 1956. E uma via de comunicação que vai ligar Doze e que se proceda à reparação da estrada n." 348, lanço entre Entroncamento de Vila Nova e Tojal; à reparação da estrada de- Vila Nova a Cábacos, que se encontra, quase intransitável o por onde passam diariamente cerca do vinte e duas carreiras de passageiros, além do tráfego pesado; à reparação da estrada do Couto ao Carregai e Portela de 8. Caetano, que se encontra, igualmente, quase intransitável, e, finalmente, reparação da á estrada de Vendas de Maria a Maçãs de D. Maria, a única que dá acesso à sede da freguesia mais importante do concelho.

Ansião. - Ansião pouco pede, mas o que pede é para si de importância capital. Ansião necessita de 4 km de estrada, que a ligarão a Alzoster , e precisa da reparação da estrada que a liga a Coimbra, pelo Rabaçal, até, pelo menos, ao limite do concelho.

Sr. Presidente: de tudo o que acabo de expor se conclui um desejo: qual seja o de que 8. Ex.º o Ministro das Obras Públicas se detenha sobre a nossa exposição e que na primeira oportunidade, que ambicionamos não seja muito demorada, vá m loco certificar-se da justiça das nossas súplicas, pois assim, ficamos certos, em breve será dado remédio aos nossos maios.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador fui muito cumprimentado.

O Sr. Aguedo de Oliveira: - Sr. Presidente: pedi ai palavra para mandar para a Mesa o seguinte

Requerimento

«No uso de faculdades constitucionais roqueiro que, pelo Ministério da Economia, me seja fornecida nota sucinta ou apontamento genérico sobre o esforço registado e desenvolvido, em 1&56 e 1957, pela Comissão de Coordenação Económica e Fundo de Fomento de Exportação, tendente a promover as exportações e a limitar as importações».

O Sr. Urgel Horta: - Sr. Presidente: seja-me permitido proferir meia dúzia de palavras como justificação do requerimento que pretendo fazer, envolvendo um pedido de documentos valorizadores da obra realizada um terras de África por um cientista homem do Porto, o ])r. Luís Pinto da Fonseca, que bem pode considerar-se como dos grandes construtores do nosso império ultramarino.

Esforçado e dedicado servidor da Nação em terras de além-mar, onde a generosidade, a caridade e o entranhado timor pela Pátria se irmanaram no mais acrisolado e n