aplicação se colheram resultados que levaram quase no desaparecimento da Glossina palpalis.

Expostas d 1 ruços largos ws métodos então seguidos, produto do trabalho de investigação pessoal do Dr. Pinto da Fonseca, inspector de assistência médica aos indígenas e lê combate à doença do sono, enumerando conclusões e citações, aprovativas e laudatórias manifestadas em congressos acerca dos magníficos resultados colhidos na prática da .assistência médico sanitária seguida na luta contra a mortífera doença, demonstrei o vaiar real dos processos adoptados.

Reforçando o meu pensamento, invoquei as afirmações produzidas pelo director do Instituto de Medicina, Tropical, u Dr. Fraga de Azevedo, personalidade altamente cotada nus meios científicos, numa conferência realizada no Instituto Espanhol de Medicina Colonial, de Madrid, em 1954, quando, com a autoridade de que se reveste, dizia que o sucesso da aplicação do método era, acima de tudo, a consequência da disciplina, da regateando energias ou sacrifícios, lugar de tanta responsabilidade, paru valorização e engrandecimento do nosso império ultramarino.

Mas, Sr. .Presidente, pouco disse então do muito que teria para dizer sobre a eminente personalidade deste tripeiro ilustre, que queimou a sua mocidade e a sua vicia, na luta exaustiva e constante pelo bem - estar da população angolana, não distinguindo raças, nau olhando a cores, visto serem Portugueses todos quantos nasceram à sombra da bandeira sagrada da Pátria, que se desfralda e tremula orgulhosamente desde o Alto Minho aos confins longínquos de Timor.

Como poucos, soube cumprir integralmente os seus deveres de módico, dignificando a profissão e honrando a .sua escola, a sua terra este Porto que tanto amou- e a sua pátria.

Pelas excelentes provas demonstrativas da sua capacidade profissional, detentor de um espírito dotado das mais excelsas qualidades e das mais nobres virtudes, e pelos altos serviços prestados à Nação, o Sr. Presidente da República, quando da sua visita a Angola, em Junho de 1954. condecorou-o com o grau de oficial da Ordem do Império, sob proposta do então Ministro do Ultramar, o nosso ilustre colega nesta Assembleia comodoro Sarmento Rodrigues, a quem neste instante felicito por lhe pertencer n iniciativa desse neto, que devo orgulhá-lo pelo que representa, pois ninguém mais nem melhor poderia merecer essa distinção que esse egrégio varão, que sempre soube, através de todas as dificuldades e de todas as vicissitudes, lutar e servir a bem da sua pátria.

Sr. Presidente: as poucas palavras que proferi justificam u requerimento que vou entregar a Y. Ex."

Várias homenagens estão projectadas à memória du Dr. Pinto da Fonseca, médico ilustre, sanitarista eminente cidadão prestante.

A Câmara Municipal do Porto resolveu, numa das suas sessões, dar u seu nome a uma dais ruas adjacentes ao Hospital de S. João a inaugurar em breve.

Um grupo numeroso cie amigos tem em estudo o projecto duma expressiva memória, que ficará através dos tempos a recordar o nome do distinto homem de ciência, filho do Porto, que ao estudo da doença do sono e ao seu combate dedicou grande parte da sua vida.

.Dispondo esse grupo de fundos bastantes, logo que o Sr. Ministro do Ultramar satisfaça o pedido que lhe é dirigido no conteúdo do requerimento a submeter à apreciação de V. Ex.ª iniciar-se-á a publicação da obra. realizada em terras de Angola, através de todos os documentos cuja autoria soja pertença das suas actividades. Assim prestar-se-á a homenagem devida a um homem que foi grande médico, honrando a classe a que pertenceu, e que muito o sempre trabalhou pelo bom comum, a bem da Nação.

Ë nesta ordem de ideias envio para a Mesa u seguinte

Requerimento

«Foi o Dr.: Luís Pinto da Fonseca médico muito ilustre, que em terras de África se notabilizou extraordinariamente pela acção exercida no combate u doença do sono, através de processos e de método* originais.

Estão projectadas à Mia memória várias e merecidas homenagens, a realizar na sua terra natal - o Porto - . para cujo fim se constituiu uma comissão, da qual participam eminentes personalidades daquela cidade.

Constando duma parte dessas homenagens o tornar conhecida a sua obra, perpetuando-a através da sua publicação , roqueiro que, polo Ministério do ultramar me sejam fornecidos os seguinte elementos: Os relatórios anuais por ele escritos no exercício do seu cargo de inspector de assistência médica indígenas e de combate à doença do sono;

a) Todos os elementos estatísticos de mortalidade por doença do sono nos últimos dez anos; Os relatórios de congressos ou reuniões internacionais em que o Dr. Pinto Da Fonseca tomou parte como representante de Portugal

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O orador foi muito cumprimentado

O Sr. Sarmento Rodrigues: - Pedi licença para acrescentar ás justíssimas palavras acabadas proferir acerca Dr. Pinto do Fonseca que esse ilustre abnegado homem de- ciência foi a única pessoa que em toda a minha vida me veio pedir uma redução dos seus vencimentos, isto por um espírito de justiça para com os seus subordinados. E as suas razões impressionaram-me de tal forma que o eu pedido foi atendido.

O Sr. Augusto Simões: - Sr. Presidente: quando neste lugar e nos princípios de Fevereiro ano corrente procurei evidenciar a torturada e aflitiva, situação de numeroso grupo de inválidos pobres e altos e seus ascendentes. Causada pela incompreensível exigência de taxas militares aumentadas por sucessivos relaxes.. e pedi ao Governo a derrogação do sistema anómalo à sombra do qual se verificaram os gravíssimos [...]