Não esqueçamos a indispensabilidade de conhecermos intimamente a literatura brasileira, essa literatura que se orgulha de contar no seu activo autores de projecção mundial, sendo certo ainda que nela só encontram algumas das obras-primas escritas em língua portuguesa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Lembremos o interesse que tem para nós a arquitectura do Brasil, desde o barroco ale no espantoso nível dos nossos dias, ou a sua escultura rica e original; e lembremos ainda o interesse do pujante veio do pensadores, estudiosos e ensaístas que o Brasil nos oferece prodigamente! Lembremos, por fim, a história do Brasil, essa história sem o conhecimento da qual nunca chegaremos a conhecer verdadeiramente a Pátria de além-Atlântico!

E essa história, essa arte, essa cultura, devíamos nós estudá-las- desde os liceus, para as aprofundarmos e acrescentarmos depois numa tarefa, comum!

Daí a necessidade de uma rectificação gradual dos nossos planos de estudo, desde o ensino secundário ao universitário e desde as humanidades às ciências económicas.

Memoremos bem que quanto melhor apetrechados estivermos um brasil idade mais poderemos ser justamente considerados; autênticos cidadãos da comunidade e, por consequência, participar com igual justiça no desenvolvimento do Brasil, como os Brasileiros, «licenciados em Portugalidade», participarão na moldagem e na prossecução do Portugal que idealizamos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

consolida».

Pois, renovando esses esperançados votos, interpretamos seguramente a ansiedade da gente portuguesa e das camadas pensantes deste país. E, assim, formulemos o desejo de que o Tratado de Amizade e Consulta luso-brasileiro, assinado em 1953, seja em breve regulamentado como se havia previsto e tenham efectiva aplicação prática os princípios nele consignados.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Dessa regulamentação s dessa aplicação sairá, como corolário, um sem-fim de realizações e actividades conducentes ao estreitamento das relações entre os dois povos, como uma auspiciosa perspectiva de valorização na balança política internacional.

A história corre inexorável, e tão depressa despedaça impérios como eleva nações às mais tremendas e imprevistas responsabilidades. E neste colear imponderável e frenético da vida do nosso tempo, ai dos povos que são topados desprevenidos pelas responsabilidades e pelas surpresas que a história lhes reserva!

Num mundo em que os grandes espaços económicos e as grandes unidades políticas se vão impondo e ganhando força - apesar dos mais desconcertantes e desvairados nacionalismos que avassalam alguns sectores -, à comunidade luso-brasileira pode estar reservado um papel da maior relevância. Cabe a nós estarmos à altura e não consentirmos que o tempo nos ultrapasse!

A Pátria comum da luso-brasilidade, project ada nos cinco continentes, poderá vir a ser o visionado Quinto Império, tão possível e tão gloriosamente sedutor!

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

ela ligada, de parte tão importante da população do Norte do País - cerca de 70 000 trabalhadores e de 500 000 contos de salários, anualmente - daqui peço ao Governo, com a certeza de ser atendido, que seja incluída no novo Plano de Fomento a referida proposta do Sr. Ministro da Economia e daqui peço também a maior urgência para o estudo da citada comissão, na hipótese de não estar ainda pronto.

Entretanto,

«Requeiro que, pelo Ministério da Economia, me sejam fornecidos os seguintes elementos: Indicação da proposta destinada a incluir os tralhos de reorganização da indústria de fiação e tecidos de algodão no Plano de Fomento;

b) Cópia do relatório final da comissão nomeada pela portaria de 24 de Janeiro de 1956, se este já foi entregue, ou de quaisquer relatórios parciais existentes:

c) Na hipótese de não ter sido ainda ultimado qualquer parecer ou de apenas terem sido elaborados relatório; parciais, solicito me seja indicada a data em que a comissão julga poder concluir o seu trabalho».

O Sr. Belchior da Costa: - Sr. Presidente: embora no desenvolvimento das minhas actividades profissionais não tenha quaisquer especiais relações com as organizações oficiais ou particulares ligadas aos problemas do ensino musical e sua difusão e à divulgação da música, sou, todavia, um espectador inte-