Fazendo intervir os rendimentos indirectos provenientes da cobrança das mais-valias, tem-se, em última análise:

A hipótese, prudente, admitida quanto à evolução do tráfego para além de 1970 até à saturação da obra corresponde um aumento anual dos rendimentos da portagem no valor de 4 por cento do calculado para 1970, isto é:

0,04 X 127 250 = 5000 contos/ano Analisando separadamente o comportamento sob o ponto de vista do rendimento bruto das duas fases da obra e admitindo as hipóteses mais verosímeis quanto à distribuição do tráfego pela estrada e pelo caminho de ferro, obtêm-se os seguintes números:

Estes números globais são necessàriamente iguais aos atrás figurados.

Segundo as considerações já feitas, o rendimento calculado para 1970 sofrerá ulteriormente um aumento anual de 5000 coutos. Inscreve-se no Plano a verba de 1 500 000 contos para a construção da ponte, dos quais só 60 000 são considerados encargos do Orçamento Geral do Estado, devendo-o restante ser obtido do crédito externo. A inclusão da obra no programa de investimento fica, pois, condicionada ao financiamento da construção por capital estrangeiro.

Investigação aplicada Muitos dos problemas tocantes ao fomento do País necessitam de ser esclarecidos pela pesquisa científica, mediante investigação e experimentação. Só assim se poderá caminhar com segurança nas realizações, evitando quanto possível insucessos, atrasos e desperdícios escusados e que, além de prejudiciais à economia nacional, produzem efeitos gravemente nocivos no espírito público, na medida em que atingem a confiança nos técnicos e nos dirigentes.

No Plano, pela própria natureza dos objectivos que nele se pretende atingir em dado prazo, só pode ser tomada em conta a investigação aplicada, isto é, orientada para fins práticos imediatos. A chamada investigação pura fica, assim, para ser desenvolvida no quadro geral da política cultural e do ensino: mas não pode deixar de ser coordenada com a primeira.

Efectivamente, a investigação aplicada tem de socorrer-se de pessoal habilitado nos institutos e laboratórios de pesquisa desinteressada, geralmente das Universidades, e a carência de investigadores é hoje um dos mais graves problemas com que luta a expansão económica em todo o Mundo, e cada vez se tornando mais urgente promover a sua formação.

Por outro lado, para que a investigação aplicada seja verdadeiramente útil é necessário planeá-la em estreito contacto com os serviços que carecem das suas luzes; e, além disso, há que assegurar a larga divulgação e utilização dos resultados comprovadamente eficientes.

Nem toda a investigação aplicada é aqui incluída, mas apenas a que se refere a tarefas concretamente relacionadas com realizações previstas no Plano e que não esteja assegurada por programas em curso - como sucede, por exemplo, com a Junta de Energia Nuclear. Investigação aplicada ao fomento agrícola. - O problema cujo estudo é mais urgente em matéria de fomento agrícola é o da adaptação ao regadio das terras dominadas pelos aproveitamentos hidroagrícolas.

As obras de rega só se justificam desde que tornem possível a adopção de novos métodos de cultura nas terras beneficiadas, de tal modo que se repercuta o benefício no montante do produto nacional e no nível de vida das populações das regiões regadas.

A viabilidade das novas culturas e das novas técnicas, de maneira a proporcionar aos regantes a mais adequada utilização das suas terras, tem pois de ser prévia e cautelosamente estudada e experimentada.

Haverá além disso que evitar algumas das principais dificuldades que a adaptação ao regadio dos terrenos dominados pelos aproveitamentos hidroagrícolas vai, por vezes, desencadear, tais como:

Consumo de água superior aos caudais calculados e às reais exigências das culturas;

Dificuldade e até impossibilidade de mecanização apropriada;

Encarecimento da produção e, portanto, elevação dos custos respectivos, com a correspondente diminuição dos lucros da exploração.

Também a dimensão social e econòmicamente óptima da exploração rural com culturas regadas deve ser estudada consoante as regiões do País.

Quanto aos solos salgados (sapais), a trazer à cultura regada, tem de ser determinada a maneira de embaratecer o dessalgamento por meio de culturas que suportem certo grau de salinidade e possam, assim, compensar parte das despesas.

É da maior importância tudo quanto respeite à conservação, fertilização mineral e correcção do solo, bem como ao incremento de produção de matéria orgânica.

Quanto à defesa sanitária das culturas, a acção de fomento prevista no Plano não pode deixar de ser apoiada em constante trabalho de pesquisa, o qual deverá estender-se à defesa dos produtos armazenados. Os