estudos que têm sido efectuados nestes sectores em Portugal são já muito importantes, pelo que basta intensificá-los e ampliá-los.

Finalmente, o fomento da fruticultura exigirá vigoroso apoio da investigação. Não pode deixar de ser mencionado em especial o trabalho de base, constituído por um amplo reconhecimento agrário compreendendo a elaboração da carta agrícola e florestal, da carta dos solos e da carta de capacidade de uso.

Essas cartas encontram-se todas muito adiantadas e em vias de publicação. Investigação aplicada ao fomento florestal. - Além dos estudos de solos, que devem ser prosseguidos em íntima associação com os que interessam ao fomento agrícola, e das pesquisas fundamentais sobre fitossociologia, fitopatologia e entomologia florestal, é preciso dar especial atenção aos problemas tecnológicos, tanto mais importantes quanto é certo que os produtos florestais representam quota considerável da exportação portuguesa, grande parte da qual constituída por matéria-prima ou por artigos com reduzida incorporação de trabalho nacional.

Estão programados especialmente, para já, estudos sobre a tecnologia da cortiça. Investigação aplicada ao fomento pecuário. - Para apoio das realizações incluídas no Plano há que desenvolver os estudos relativos à defesa sanitária dos animais, especialmente quanto aos agentes responsáveis pelas pasteureloses dos suínos e enteroxemias dos ovinos e por infestações parasitárias, e quanto a vacinas.

No que respeita a exploração animal têm fundamental importância as pesquisas sobre forragens e seu valor alimentar, bem como sobre o regime alimentar dos suínos e das aves (de modo a evitar desequilíbrios e insuficiências alimentares) e sobre métodos de progeny test relativamente ao porco alentejano. Investigação aplicada ao fomento mineiro. - Há que trabalhar intensamente no estudo da beneficiação ou aproveitamento industrial dos minérios portugueses - principalmente do ferro -, dos combustíveis e das castinas.

Para esse efeito terão de ser instalados no Porto os laboratórios, as oficinas de ensaios mecânicos e metalúrgicos e o parque de material para pesquisas e pequenos trabalhos mineiros, para os quais os serviços dispõem já da maior parte do equipamento, recebida ao abrigo da ajuda directa Marshall.

A penúria de pessoal habilitado obriga a prever a sua formação de maneira a poder-se dispor, dentro de curto prazo, de engenheiros de minas a par das técnicas modernas para guarnecer os laboratórios e oficinas e os demais postos do corpo de engenheiros de minas e de geólogos.

Prevê-se ainda a aceleração dos trabalhos respeitantes à carta geológica u a escala 1/50 000, elemento essencial dos reconhecimentos e pesquisas mineiros. Investigação aplicada ao fomento industrial. - A reorganização das indústrias existentes tem de ser apoiada por estudos de tecnologia, de organização científica do trabalho e de economia a realizar no quadro do novo Instituto Nacional de Investigação Científica.

Para a realização desses estudos tem de admitir-se o concurso de técnicos estrangeiros e a formação de pessoal português em centros de outros países.

O Instituto terá de contar com a prestação de assistência técnica às indústrias em reorganização. Essa assistência será gratuita ou paga em comparticipação do Estado e dos interessados, consoante as possibilidades das indústrias. Investigação aplicada à construção civil. - Está em pleno funcionamento o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que tem dado notável contribuição para a melhoria do nível técnico, da eficiência produtiva e da redução do custo das obras de engenharia civil. Nos primeiros anos da sua existência o Laboratório levou a cabo duas tarefas fundamentais no domínio da investigação: a apropriação das numerosas técnicas experimentais de estudo dos problemas do seu foro e a formação de especialistas nos dezasseis sectores basilares da sua actividade.

Há que estimular e fazer prosseguir a sua acção, de forma a permitir que, ao lado do trabalho de rotina, proceda a estudos e investigações originais, especialmente quanto a estruturas, processos de construção, física das construções, madeiras e materiais diversos a empregar.

A Fundação Gulbenkian contribuiu para novas instalações, cujo pleno funcionamento será assim assegurado. Investimentos. - Os investimentos orçados nos diversos ramos da investigação aplicada, tendo em vista a realização do Plano, são os seguintes:

Contos

a) Investigação aplicada ao fomento agrícola ................ 36 000

b) Publicação das cartas do reconhecimento agrário .......... 12 000

c) Investigação aplicada ao fomento florestal ............... 18 000

d) Investigação aplicada ao fomento pecuário ................ 6 000

e) Investigação aplicada ao fomento mineiro:

Laboratório e oficinas de ensaio ......... 12 500

Estudos, incluindo formação de pessoal ... 19 500

Conclusão da carta geológica ............. 10 000 42000 Investigação aplicada ao fomento industrial .... 80 000

g) Investigação aplicada à construção civil ....... 36 000

230 000 O incremento do rendimento nacional - quando traduz evolução da estrutura económica no sentido da industrialização - implica maior número de pessoal técnico adestrado: pressupõe mais engenheiros, capatazes e operários especializados, além de outros diplomados aptos para a direcção e para a realização de tarefas complementares do trabalho industrial.

Ora, este aumento de qualificação da mão-de-obra, da condução intermédia e da direcção técnica depende, por um lado, da acção do Estado, através do ensino respectivo, e, por outro, do próprio desenvolvimento da economia e da sua capacidade de absorção de