Daí a necessidade de se utilizarem políticas monetárias e financeiras adequadas. E entre estas últimas, a do equilíbrio orçamental figura como condição indispensável ao processamento da expansão na estabilidade. Mas, para além das dificuldades que implica a compatibilidade de uma política de desenvolvimento económico com a estabilidade interna, Lá que atentar nas repercussões que a execução do Plano possa ter na balança de pagamentos.

Ainda que fossem comportáveis temporariamente os efeitos da insuficiência de oferta e as consequências inflacionistas, a deterioração da balança de pagamentos cedo afectaria o ritmo da expansão económica.

Por outro lado, a pressão sobre as contas externas revela-se mais intensa em países como o nosso, não só pela dificuldade em alargar os mercados externos parti uma exportação pouco diversificada como também pela necessidade imperiosa de importar equipamentos e materiais indispensáveis ao próprio desenvolvimento económico.

A fragilidade que transparece do saldo da balança de pagamentos da zona escudo foi elemento que esteve presente na elaboração do Plano e não pode deixar de o estar na sua execução, atendendo à forma como normalmente são processados os saldos dos pagamentos externos, aos resultados verificados nas transacções correntes da metrópole e no carácter vulnerável não só das contribuições positivas do ultramar como também de alguns invisíveis correntes.

Nos últimos anos, e em relação à metrópole, a capacidade para importar - embora apresentando uma tendência crescente - tem sido praticamente sempre excedida pela importação de mercadorias, conforme se pode verificar no quadro seguinte.

Capacidade para importar

Metrópole

(Milhares de contos)

Nota. - A capacidade para importar e as importações foram calculadas a preços médios de importação do período 1934-1938.

Não esquecendo a importância que o afluxo de bens e serviços alheios representa para a economia portuguesa e a dependência externa que neste aspecto ela ainda mantém, a insuficiência da capacidade metropolitana para importar não pode deixar de afectar de uma maneira sensível a balança de pagamentos, o rendimento nacional e as taxas de poupança e de formação de capital.

As características que a balança de pagamentos da zona escudo tem revelado e a importância que as transacções correntes com o estrangeiro apresentam no quadro da estrutura económica nacional - pela grande participação que os bens e serviços cedidos e adquiridos ao exterior ocupam na oferta e procura globais - justificam deste modo a firme manutenção da linha de prudência que tem norteado a política financeira, nomeadamente na defesa .de largas reservas de ouro e divisas.

Generalidades A economia de Cabo Verde é dominada pelos factores geográficos. Não se trata apenas das imposições resultantes da condição insular, mas também da situação geográfica das ilhas e dos caracteres físicos destas.

Com a situação geográfica está intimamente relacionado o clima, prolongamento do da vasta zona que atravessa a África, desde o Atlântico ao mar Vermelho, na transição dos anticiclones subtropicais para a zona equatorial de baixas pressões, em plena área dos alisados do hemisfério norte. A estação das chuvas (de Agosto a Outubro) corresponde à época em que a frente intertropical se desloca para o norte, sendo então o arquipélago invadido por massas de ar tropical marítimo instável e variando de ano para ano a posição norte extrema dessa frente intertropical. Os anos em que ela se mantém durante bastante tempo ao norte de todas as ilhas são anos de precipitação suficiente; aqueles em que ela se conserva a sul do arquipélago são anos de seca; nas posições int ermédias choverá nas ilhas meridionais, e não nas setentrionais.

Mas as condições físicas das ilhas afectam também o clima de forma nítida, pela altitude e pela exposição.

As vertentes viradas a nordeste têm um clima mais húmido que o das áreas voltadas a sudoeste, e isto tanto mais acentuadamente quanto maior for a latitude, pelo menos até certo limite- Nas ilhas de relevo mal acentuado - Santa Luzia, Sal, Boa Vista e Maio - pouco se faz sentir a influência da altitude na precipitação; o clima é árido. As de S. Vicente e Brava têm clima árido nas baixas altitudes e semiárido nos locais mais altos, com maior humidade nas encostas viradas a nordeste. Em Santo Antão, Fogo, Santiago e S. Nicolau os climas apresentam-se mais húmidos nas montanhas, especialmente a nordeste; o abaixamento de temperatura, consequente do aumento de altitude, concorre, dentro de certos limites, para diminuir a aridez do clima.

Os ventos têm também grande importância para a caracterização do clima das ilhas.

Estas condições naturais, juntamente com a natureza dos solos, têm marcada influência na vegetação, nas actividades do arquipélago e na própria estrutura social das populações. Não é assim de estranhar que a actividade agrícola seja irregular e contingente e que. por vezes, gravíssimas crises se abatam sobre a província.

A agricultura é, contudo, ainda a actividade dominante da província, e às causas naturais da deficiência do seu rendimento outras se somam, como a redução das terras cultiváveis, devida à deficiência dos meios de conservação do solo, defeituosos processos de cultivo,