plementares (edifícios, drenagem, esgotos) e a rectificação do traçado na Pambala e Caoulavar, para melhoria e uniformidade de características.

A nossa decisão sobre o prolongamento para além de Serpa Pinto não pode ser formada antes de conhecidos os resultados dos estudos que estão a ser realizados pelo Governo da Federação das Rodésias sobre a ligação das duas redes ferroviárias, no seguimento de conferências realizadas em Julho de 1957, mas há que completar já os projectos até à fronteira.

Para as obras complementares e estudos se prevê a verba de 150 000 contos. d) Caminho de ferro dos Tigres. - Nesta linha só se considera a continuação dos estudos definitivos, para o que se prevê a verba de 15 000 contos. Transportes fluviais (obras e meios de transporte) É sabida a possibilidade de integrar no plano geral de transportes das províncias alguns dos seus rios que, em troços apreciáveis, são navegáveis ou facilmente susceptíveis de sê-lo. São poucos os reconhecimentos e estudos feitos; mas, como factor importante que é, julga-se conveniente fazer o estudo desses rios e apetrechá-los, trabalho já iniciado para o Chiloango, o Cubango e o Guando. A verba prevista, de 12 000 contos, permite encarar este problema por forma prática. O desenvolvimento económico da província e a expansão de produção exigem que se melhorem os portos que são utilizados para a movimentação das mercadorias e esta política de valorização tem de prosseguir para acompanhar o crescimento da produção que neste Plano se procura realizar. a) Porto de Luanda. - As perspectivas de um aumento substancial de carga a manusear, não só pela exportação de grandes quantidades de minérios (ferro e manganês), mas também resultante da ligação deste porto à linha de Matadi-Léopodville, aconselham a ampliar o actual cais, construir o segundo travessão e melhorar o apetrechamento mecânico.

A protecção da zona portuária da baía de Luanda impõe a continuação dos trabalhos de defesa litoral em curso na ilha, custeados actualmente pelo Plano de Fomento de Angola, que cessará.

A verba prevista, de 130 000 contos, permite realizar os trabalhos indicados. b) Porto do Lobito. - O movimento do porto do Lobito atingiu já 1 400 000 t, das quais cerca de 60 por cento de carga em trânsito de ou para o Congo Belga e Rodésias. Os trabalhos realizados (aumento do cais, silo para cereais, instalação mecânica para minérios) permitem atender ao aumento provável do tráfego nos próximos anos. Há, no entanto, que completar certas instalações do porto, como a gare de triagem, parque de reservatórios para combustíveis líquidos (que hoje ocupam uma zona necessária ao restante tráfego), terraplenos de acesso à zona de construção de uma doca seca, já prevista no arranjo geral da baía.

A verba, de 100 000 contos, prevista é suficiente para o efeito. c) Porto de Moçâmedes. - Na 1.ª fase das obras não se previu o devido apetrechamento mecânico do porto, o que terá de ser considerado agora.

Uma pequena ampliação do cais também terá de fazer-se se a exploração das minas de Cassinga trouxer a este porto a tonelagem que se espera. Há ainda que considerar, a construção de novo acesso ferroviário ao porto. Para ampliação do cais acostável, ponte-cais para combustíveis líquidos, instalações complementares e apetrechamento e novo acesso ferroviário se prevê uma verba de 100 000 contos. d) Porto dos Tigres. - Mantêm-se os estudos e elaboração do projecto das obras a realizar na baía dos Tigres, aos quais se destinam 10 000 contos. Obras fluviais e fluviomarítimas do Chiloango A necessidade de resolver o problema dos transportes, essencial à valorização económica do distrito e Cabinda, impôs a criação de uma brigada para estudo do problema e soluções a adoptar.

Dos primeiros resultados desses estudos se considera de executar na 1.ª fase as obras marítimas e fluviais indispensáveis para o acesso da navegação de cabotagem ao rio Chiloango, como elemento-base do sistema de transportes.

Para os trabalhos de fixação e desobstrução da foz, abertura do canal e bacias de viragem se prevê uma verba de 60 000 contos, que também comportará o prosseguimento dos estudos. Transportes aéreos A forma como têm evoluído os transportes aéreos na província, explorados pelo Estado, que hoje ligam, com toda a regularidade, os principais centros populacionais, exige que se dêm os meios indispensáveis aos serviços para que estes correspondam ao que lhes é exigido.

Há que aumentar, reforçar e construir pistas, adquirir e montar as radiocomunicações e radioajudas e equipar convenientemente os aeródromos.

As carreiras existentes e, ainda, aquelas que devem ser acrescentadas exigem a aquisição de novos aviões.

Para tal objectivo se preveni neste Plano duas verbas, respectivamente: Construção e melhoramento de aeródromos, pistas e radioajudas, com uma previsão de 60000 contos;

b) Aquisição de aviões, com uma previsão de 80 000 contos. O problema das telecomunicações nas províncias ultramarinas não precisa de ser encarecido; a eficiência de uma boa rede de comunicações telegráficas, radiotelegráficas e radiotelefónicas é a base de um dos mais importantes factores do desenvolvimento económico.

O programa de renovação das linhas telegráficas, das instalações de radiocomunicações e das redes de feixes hertzianos, em curso já, é tarefa que exige para a província, pela sua vastidão, avultadas somas.

No presente Plano não foi, contudo, possível dispor para este fim de mais de 40 000 contos.