Melhoramentos locais Participação em obras de interesse local Não pode sofrer d ávidas a necessidade de actuar neste aspecto da vida das populações. O abastecimento de água aos centros populacionais, quer urbanos, quer rurais, é condição primária à melhoria do seu nível de vida.

Algum trabalho tem sido executado pelas verbas do orçamento normal ou outros fundos, mas ainda não foi possível encarar um programa metódico de construção que permita alcançar com segurança e rapidez objectivo de tanto interesse.

Há zonas da província onde as populações indígenas sofrem verdadeiros- martírios para a obtenção da água simplesmente para beber, durante a estação seca, e para o baixo grau de pecuária doméstica existente actualmente muito contribui esta permanente dificuldade de obtenção de água.

Os pequenos centros urbanos também só poderão progredir se um programa conveniente de abastecimentos de água lhe permitir resolver uma dificuldade para a qual os recursos próprios pouco significam.

Autarquias locais há ainda que só por si dificilmente poderão resolver problema de tanta monta. Na rubrica considerada - de 100 000 contos - está incluída a verba para, por comparticipação, atender a casos semelhantes.

Investimentos

Generalidades A localização geográfica do Estado da Índia, cujo maior distrito é situado cerca do paralelo 15.º de latitude norte, define-lhe um, ambiente de características tipicamente intertropicais, com elevadas precipitações na época das chuvas e altas temperaturas em quase todo o ano. A sua economia, que tradicionalmente, e até há bem pouco tempo, tem sido de base agricola, é assim fortemente influenciada pela existência de um ambiente físico, onde predominam altos teores de humanidade.

O meio humano, em que a religião domina totalmente as condições sociais e económicas dos vários agrupamentos, tem também características próprias, totalmente dissemelhantes das províncias africanas ou do ambiente metropolitano.

Por outro lado, a posição geográfico-política desta nossa provincia do Índico, frente a um verdadeiro continente povoado por algumas centenas de milhões de indivíduos, tem ditado, em condições de carácter económico e é causa da manutenção, em velhos moldes, de bo a parte da sua produção. A produção agrícola do Estado da Índia é fundamentalmente constituída pelo coco, pela areca, pelo arroz e, em menor escala, pela castanha de caju.

O coco e a areca usualmente exportados para a União Indiana, que comprava toda a produção; a castanha de caju, industrializada localmente, serve vários mercados externos, especialmente o americano, e a produção de arroz é totalmente absorvida pelo consumo local, uma vez que o arroz constitui o alimento basilar da população. Anualmente são ainda importadas 10 000 t a 20 000 t deste ceral, pois que a produção local não chega para a satisfação das necessidades de consumo interno.

A situação política criada ao Estado da Índia pela União Indiana modificou a posição dos mercados tradicionais e tornou necessário procurar outra colocação agrícola, com dificuldades muitas vezes graves.

No campo silvícola o Estado da Índia é uma região rica, mas a exploração florestal tem sido quase exclusi-