ticular, e as circunstâncias do meio levam a entender que difícil, se não impossível, seria qualquer outra orientação.

A quantia inscrita, no Plano destina-se a fomentar, auxiliando-a e orientando-a, a iniciativa privada no domínio do ensino técnico elementar e médio, numa tentativa de canalizar para este ramo uma parte importante da juventude e, assim, por um lado, assegurar-lhe, nas condições de vida modernas, maior facilidade de colocação rendosa no exterior e, por outro lado, proporcionar ao desenvolvimento industrial que se deseja promover em Macau os recursos em mão-de-obra qualificada que ele exige.

Estão em estudo adiantado providências legislativas destinadas a impulsionar paralelamente idêntico rumo das actividades escolares. Construção e apetrechamento de instalações hospitalares e congéneres O novo Hospital Central Conde de São Januário, que o I Plano de Fomento custeou, ficará como lima das obras de maior utilidade realizadas em Macau, acolhida com a maior simpatia por toda a população. Na medida em que dotou os serviços de saúde de meios de acção mais eficientes e económicos, ela traduziu-se em real e imediato aumento da riqueza pública.

Simplesmente, trata-se de um hospital geral, e a província, está ainda insuficientemente provida de estabelecimentos hospitalares especializados, carência que se faz sentir sobretudo no sector da tuberculose, onde há necessidade instante de um grande hospital-sanatório que permita encetar com êxito o combate ao que é ainda um terrível flagelo no Oriente e uma fonte de avultados encargos permanentes, e pouco mais do que inúteis, para o tesouro público e para as economias privadas de Macau.

Espera-se que para esta realização seja possível obter o concurso de particulares, aliás já muito notável no domínio das realizações hospitalares da província. Mas, se assim for, haverá que canalizar para outros sectores necessitados da saúde pública os recursos que o Estado se possa, dispensar de investir neste, procurando aí também concitar a cooperação da tradicional e larga generosidade macaense. Melhoramentos locais Comparticipação na urbanização de bairros sociais O alojamento com um mínimo de condições de higiene de alguns milhares, de famílias pobres que ainda se encontram em barracas e restos de velhas embarcações em: certas zonas da cidade e das ilhas, particularmente nas proximidades do istmo das Portas do Cerco, é problema de capital importância para a defesa sanitária da província e até para as exigências de um policiamento eficaz. Deixando de parte considerações de ordem política e social, é empreendimento de repercussão económica e financeira certa e imediata.

A obra nesta matéria realizada em Macau nos últimos anos é, sem dúvida, notável e deve-se, sobretudo, à iniciativa particular, na qual é justo destacar o enorme esforço desenvolvido pela diocese e pela Associação Comercial. Entende-se que o Estado deverá assumir a sua parte, não apenas para realizar aquilo que só a ele compete, como a instalação de certos serviços, públicos dos novos bairros, mas também para auxiliar e incitar a iniciativa privada e a comparti cipação do Município, especialmente importante no estabelecimento das redes de água, electricidade e esgotos e na pavimentação dos arruamentos, capítulo até agora muito em atraso relativamente às construções empreendidas pelos particulares, com sério prejuízo para a eficiência e até para a conservação desta. Saneamento urbano É este um dos problemas da maior relevância para o saneamento da cidade, dado o elevadíssimo índice de concentração populacional, particularmente nos bairros pobres da cidade antiga.

Grande parte da rede já existente foi improvisada à medida das necessidades de ocasião e com uma técnica rudimentar. Todavia, muito existe de aproveitável.

Investimentos

VIII

Generalidades O I Plano de Fomento teve de ser para a província de Timor predominantemente um plano de reconstrução, à qual se consignaram 45 000 contos (ou 63 por cento) dos 72 000 contos inscritos.

O II Plano terá de manter ainda, embora menos acentuadamente, essa característica, quer em virtude