(Ver Quadro na Imagem).

Sobre o comércio bancário temos o seguinte quadro, bem elucidativo:

(Ver Quadro na Imagem).

Comércio externo e balança comercial Balança de pagamentos O comércio externo de S. Tomé e Príncipe é caracterizado por bruscas mutações, provocadas pêlos valores das cotações, que os seus produtos obtêm no mercado internacional, principalmente o cacau, que é o esteio de toda a economia da província.

E, pois -, na exportação que se localiza o principal factor da vida económica da província, sendo mais ou menos florescente conforme as flutuações das cotações que a condicionam.

O valor da» cotações dos produtos de exportação deriva exclusivamente das causas externas impostas pêlos mercados internacionais, que não estão sujeitas a qualquer acção da Administração na província.

As quantidades produzidas, por sua vez, resultam, como é óbvio, das condições locais, que, embora se não apresentem de fácil solução, podem, contudo, beneficiar de certa melhoria, que depende unicamente de esforço interno e de contingências que permitam ou não desenvolvê-lo.

O consumo nacional só absorve pequena parte da produção da província, e esta, no conjunto mundial, não tem projecção que lhe marque lugar destacado e, consequentemente, acompanha as flutuações internacionais. Somente beneficia na qualidade dos produtos e da sua aceitação naqueles mercados.

Como se disse, o maior valor económico e o que mais expressão tem no conjunto da exportação da província é o cacau. E é precisamente com este produto que se passa o que acabamos de dizer.

O quadro que segue mostra-nos exactamente a posição do comércio externo da província nos últimos quatro anos, com indicação dos respectivos saldos da balança comercial:

(Ver Quadro na Imagem).

Em relação ao ano de 1955, como se vê, melhorou o saldo da balança comercial, que, no entanto, quer naquele ano, quer em 1956, foi o mais baixo que se registou nos últimos anos. Para tanto contribuíram destacadamente os menores valores da exportação, pois a importação manteve sensivelmente os valores médios dos anos anteriores.

Pela observação da exportação nos últimos anos, parece ter-se atingido, nas condições actuais da exploração agrícola, um máximo de produção, tão uniformes suo, em média, as quantidades dos produtos exportados, sem vislumbres de tendências que as possam melhorar. Problemas que se relacionam com a mão-de-obra e outros derivados do natural esgotamento das terras (que apresentam a originalidade de há mais de um século estarem a ser exploradas pela cultura do- cacau) são factores que, a par da escassa limitação territorial, nos levam a crer que não será tão cedo que o panorama da produtividade agrícola das ilhas venha a modificar-se estruturalmente.