Pelo que respeita à exportação, nota-se que as classes de «Matérias-primas» e de a Substâncias alimentícias só por si representam 99,7 por cento do total da exportação, pelo que não têm as restantes classes qualquer significado económico importante. Segundo informação da província, temos: A classe «Matérias-primas» teve em tonelagem expressão praticamente igual à de 1955 (somente menos cerca de 200 t) e o seu valor foi também inferior ao de 1955, embora em quantia de pouca monta;

II) A classe «Substâncias alimentícias», onde se encontram, como se sabe, o cacau e o café, foi a mais atingida, pois, apesar de se terem exportado em 1956 quantidades que excedem em mais de 50 por cento o total das exportadas em 1955, o seu valor não acompanhou este aumento, antes foi bastante inferior, pois a cotação do cacau foi muito mais baixa do que a do ano findo.

Eis agora um quadro que nos dá as quantidades e valores das principais mercadorias importadas no quadriénio 1953-1956:

Mercadorias Importadas

Cimento e pozolanas....

Tecidos de algodão em peça....

Tecidos de algodão em obra....

Canhamaços e grossarias em sacaria....

Arroz....

Feijão....

Aparelhos, instrumentos, etc.....

Como se vê, com quantidades superiores às de 1955 figuram o cimento e, de uma maneira geral, as substâncias alimentícias. Com quantidades inferiores, a gasolina, os tecidos, máquinas e utensílios, etc., e o ferro ou aço em obra. As restantes mercadorias indicam posição de equilíbrio.

Apesar de estar em curso a realização da 1.ª fase do Plano de Fomento da província - estrada de cintura e cais acostóvel -, além de outras obras de fomento, que necessariamente devem ter aumentado as importações, por outro lado, a crise de cotações de produtos de exportação determinou certamente restrições das actividades particulares, sobretudo na agricultura, não se observando, portanto, aumentos sensíveis. Pelo que respeita à exportação, indicam-se no quadro a seguir as quantidades e valores dos cinco principais produtos exportados nos quatro últimos anos:

Mercadorias exportadas

Café Arábica....

Café Libéria....

perdeu pelo menos 12 000 contos, e dizemos «pelo menos» porque já não coutamos com os impostos e contribuições